Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, às 7h35 (horário de Roma), aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. A causa da morte foi uma pneumonia bilateral, após um período de internação de 38 dias no Hospital Gemelli, em Roma.
Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, foi o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história. Eleito em 13 de março de 2013, sucedeu Bento XVI e liderou a Igreja Católica por 12 anos. Seu pontificado foi marcado por reformas na Cúria Romana, combate aos abusos sexuais, promoção do diálogo inter-religioso e defesa dos mais pobres e marginalizados.
Sua última aparição pública ocorreu no domingo, 20 de abril, durante a bênção Urbi et Orbi na Praça de São Pedro, onde foi notada sua aparência debilitada.
Com a morte do Papa Francisco, inicia-se o período conhecido como Sede Vacante, durante o qual será convocado um conclave para eleger seu sucessor. O funeral será realizado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, conforme seu desejo de uma cerimônia simples.