A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Cultura, vem investindo em momentos de trocas de experiências e treinamentos para os profissionais que atuam no Museu do Sertão. Na última sexta-feira (4) a equipe de Petrolina recebeu a presença da Museóloga do Museu Nacional, Thais Mayumi, que trouxe experiências sobre as principais dificuldades e os desafios enfrentados por instituições culturais na reabertura de espaços e na preservação de coleções. A troca de experiências teve como objetivo fortalecer o diálogo entre os profissionais e promover um aprendizado mútuo.
O encontro entre profissionais da área é um marco para o Museu, que busca constantemente aprimorar a sua gestão e a preservação de seu acervo. Essas iniciativas agregam conhecimento técnico, reforçam a importância da solidariedade e da troca de experiências no fortalecimento do setor cultural. Para o Condutor do Museu do Sertão, Luiz Pedro Roriz, essa visita foi muito esclarecedora. “Estou muito feliz em poder fazer parte desse momento, chegar uma pessoa de fora, com outro olhar, vai nos ajudar muito para que possamos manter o nosso acervo da melhor forma possível nesse espaço provisório, para que todos os visitantes tenham ricas experiências em visitar o nosso museu”, destaca.
Durante o encontro, museóloga destacou a importância da colaboração entre os profissionais de diferentes museus, especialmente em momentos de recuperação e adaptação, a troca de ideias é fundamental para encontrar soluções criativas para a preservação. “É sempre um prazer contribuir e aprender com a realidade de outros museus.
Cada espaço possui uma particularidade única que enriquece o campo da museologia e isso torna essa troca tão importante. Foi incrível conhecer esse acervo e ver como ele é importante para a representação da cidade. É a primeira vez que eu venho à Petrolina, tem sido incrível conhecer os espaços culturais porque a gente conhece o imaginário do Vale do São Francisco, mas estar aqui e ver tudo de perto é surreal. Foi ótimo conhecer a equipe e espero voltar a cidade para prestigiar e contribuir novamente” destaca a museóloga, Doutora Thais Mayumi.
O Museu do Sertão de Petrolina está passando por uma reforma, durante esse período, parte do acervo ficará exposto em um local provisório que tem previsão de inauguração no mês de maio.
—————–
Texto: Jhulyenne Souza