SEAP integra ação social da Receita Federal ressignificando produtos falsificados apreendidos nas fiscalizações

A descaracterização de roupas e artigos de marca é feita por reeducandos do sistema prisional para que sejam reaproveitados pela sociedade.

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) está integrando a ação Receita Cidadã, da Receita Federal, cujo objetivo é gerar impacto social positivo por meio da solidariedade. A pasta estadual, que firmou Acordo de Cooperação Técnica com o órgão, está entre as inúmeras instituições que contribuirão para a destinação social das mercadorias falsificadas apreendidas. 

Durante o evento “Destinação Social de Mercadorias Apreendidas”, realizado pela Receita Federal, na sexta-feira (11/04), no Bairro do Recife, a SEAP apresentou o plano de trabalho que consiste na descaracterização de roupas e demais artigos de marca falsificados a fim de serem utilizados pela sociedade. Na ocasião, foi exposto 1º lote de roupas infantis confeccionado por reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, (PJPS), em Caruaru, no Agreste do estado.

Estiveram presentes o secretário-executivo de Administração Penitenciária, Kleiber Galindo, em nome do secretário da SEAP, Paulo Paes; os superintendentes de Trabalho e Ressocialização, Alexandre Felipe, e do Patronato Penitenciário, Anna Rafaela; a chefe de gabinete, Renata Borba; e equipes do Patronato.

Integramos esse projeto com o Programa Novos Passos que visa qualificar pessoas para que possam ressignificar os produtos apreendidos pela Receita Federal e dar novo sentido. Hoje disponibilizamos uma malharia, mas temos a previsão de ampliar para cinco unidades fabris visando atender às demandas sociais”, explicou Felipe

Essa parceria com a Administração Penitenciária ajuda a transformar produtos que seriam destruídos em produtos que vão servir à população. Os próprios presos vão fazer a descaracterização, então vai ser bom para eles, que poderão se reinserir na sociedade com mais facilidade, e também pra sociedade”, destacou o delegado da Alfândega do Recife, Carlos Eduardo Oliveira.

O evento marcou a Semana Nacional de Responsabilidade Social reunindo 230 pessoas, entre representantes das Organizações da Sociedade Civil, de órgãos públicos e autoridades.

Fotos: Amanda Claudino/SEAP