O projeto nacional Sonora Brasil apresenta nesta quinta-feira (2/11), gratuitamente, às 20h, grupo de o Coco de Tebei no Teatro Dona Amélia. Em sua 20ª edição, o projeto realizado pelo Sesc é o maior em circulação pelo País, com a proposta de apresentar ao público expressões musicais fortes, mas ainda pouco difundidas e que integram o cenário cultural brasileiro.
O Coco de Tebei é o terceiro grupo a passar por Petrolina e é praticado por agricultores e tecelões da comunidade Olho D’Agua do Bruno, na cidade pernambucana de Tacaratu, localizada na região do Médio São Francisco, próximo à divisa com Bahia e Alagoas. Cantado por mulheres, o grupo não utiliza instrumentos e a base rítmica é marcada pela pisada dos dançadores.
A sonoridade que resulta do canto somado ao ritmo da pisada remete, de certa forma, a uma ritualística indígena, que se caracteriza pelo contraste de timbre entre o metal das vozes femininas e o som seco da pisada no chão, e pela ausência de nuances em cada um dos elementos. Também faz parte da memória do grupo a cantoria do rojão, associado ao uso da enxada na preparação da terra para o plantio.
Até o mês de novembro o Sonora Brasil trouxe quatro grupos com o tema “Na pisada dos cocos”. A circulação no Sertão foi aberta no mês de julho, com o Coco do Iguape, de Fortaleza (CE).
Serviço: Sonora Brasil
Coco de Tebei
Data: 2 de novembro, às 20h
Local: Teatro Dona Amélia
Entrada: Gratuita
Informações: (87) 3866- 7454
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});