Em solenidade realizada no Ministério da Justiça, o presidente Michel Temer instalou no último dia 17 de setembro, o Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. O Conselho é composto de representantes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, além de membros da sociedade civil. O objetivo principal é propor diretrizes para prevenir e conter a violência e a criminalidade.
O conselho está previsto na Lei 13.675, sancionada em junho, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e criou a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS). Em agosto, foi assinado o decreto para a execução do plano e atuação do conselho.
A Gerente Geral de Polícia Científica de Pernambuco e atual Presidente do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica, Dra. Sandra Santos, foi empossada como membro titular do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. A segurança pública e defesa social são temas de grande importância para o Brasil. Fazer parte do Conselho é, sem dúvida, uma grande oportunidade para a valorização das ações de Polícia Científica no Brasil.
Durante a solenidade, o Presidente da República, Michel Temer e o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann afirmaram que o conjunto de ações propostas devem direcionar a política de segurança pública do país.