Ano passado, 1.949 mulheres sofreram violência doméstica em Petrolina, segundo dados da Secretaria de Defesa Social. Desses casos, 7 foram assassinatos e feminicídios, ou seja, homicídios cometidos por homens contra mulheres por razão do gênero. A estatística foi um dos motivos que fez a Prefeitura de Petrolina criar a primeira Patrulha da Mulher Municipal do Sertão de Pernambuco. A unidade, que terá participação de 15 guardas civis, foi lançada pelo prefeito Miguel Coelho nesta quinta-feira (21).
A Patrulha funcionará 24 horas por dia, atuando de forma preventiva e ostensiva em casos de violência contra o público feminino. Para acionar o efetivo, a população poderá ligar para o telefone 153 e denunciar casos de violência doméstica, agressão entre outros.
Durante o lançamento da Patrulha e a entrega da viatura que trabalhará no combate à violência de gênero, o prefeito lamentou os índices elevados de violência doméstica no País. Também afirmou que a Prefeitura vai atuar para diminuir o feminicídio e agressões em Petrolina. “É inadmissível que isso ainda ocorra com tamanha intensidade em nosso País. Não era mais para nós estarmos discutindo isso. Mas, infelizmente, a realidade alarmante faz com que nossa cidade se mobilize para mudar este cenário e recupere a paz e o respeito às mulheres”, reforçou Miguel.
Toda a equipe envolvida na Patrulha recebeu capacitação do destacamento Maria da Penha da Polícia Militar da Bahia, Delegacia da Mulher de Pernambuco e profissionais de psicologia e outros setores da Prefeitura de Petrolina. Segundo a secretária da Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana, o trabalho será importante também para fortalecer as políticas públicas para o segmento nas comunidades. “Petrolina sai na frente, é a primeira cidade do Sertão a ter uma patrulha municipal que terá o papel também de levar um recado: violência contra a mulher, aqui não”, alertou a secretária.
Por conta de iniciativas como essa, a gestão municipal de Petrolina será homenageada na Assembleia Legislativa com o prêmio Prefeitura Amiga da Mulher. A premiação será entregue no dia 26 de março ao prefeito Miguel Coelho em solenidade com várias representantes de instituições que lutam pela igualdade de gênero em Pernambuco.
Fotos: Alexandre Justino
Por: Junior Vilela – Assessor de Imprensa do prefeito Miguel Coelho