O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, assinou no início desta tarde (16/10), na sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, no Bairro do Recife, a ordem de serviço para a implantação da estação de tratamento de esgoto (ETE) para a Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes (PDEG), em Petrolina, Sertão de Pernambuco.
A obra, com início previsto para segunda-feira (21/10), tem a duração de 180 dias e custará aproximadamente R$ 1.655.635,00 ao Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). “A execução dos serviços contará com a mão de obra de cinco reeducandos da PDEG e a valorização da economia do município, pois também ficou firmado que a compra de equipamentos será feita no comércio local” reforça o secretário Pedro Eurico.
O diretor da empresa contratada Config Engenharia, Eugenio Novaes, explicou que a estação possibilitará o tratamento de resíduos provenientes da unidade prisional antes de serem depositados no Rio São Francisco. “Os dejetos passarão por um tratamento químico e bacteriológico a um nível de 99%, com qualidade aprovada pelos órgãos de proteção ambiental”. A ETE, segundo Eugenio, reterá todo o material sólido e tratará a parte líquida para ser lançada no rio.
Estiveram presentes no ato de assinatura, além do secretário Pedro Eurico e o diretor Eugenio Novaes, o secretário-executivo de Coordenação e Gestão/SJDH, Eduardo Figueiredo, e os gerentes da Secretaria Executiva de Ressocialização, Murilo Ramos (Administrativo e Financeiro) e Edmir Regis (Engenharia).
Fotos: Divulgação/SJDH