É impossível andar em Petrolina e não perceber as mudanças pelas quais o município passou em 2019. Duplicações em andamento; recapeamento nas principais avenidas; construção de ciclovias; pavimentação na área central, ribeirinha e de sequeiro; e muitas outras obras de lazer, turismo, educação, social e saúde.
Dentre os destaques, a pavimentação tem sido a campeã das reivindicações e também das obras executadas no território petrolinense. A gestão municipal finaliza o ano com cerca de 220 ruas asfaltadas e quase R$ 88,5 milhões investidos na melhoria de vida dos cidadãos. Foram mais de 30 bairros contemplados, apenas com obras de mobilidade.
Para o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, 2019 foi de muito trabalho. De acordo com o gestor, o município terá mais mudanças e investimentos em 2020. “Graças ao trabalho do prefeito Miguel Coelho e da força política, batemos recorde de obras em Pernambuco. Se por aí a fora já estão assustados com tamanha mudança em Petrolina, os cidadãos podem aguardar ainda mais para 2020: temos tudo para terminar o próximo ano com mais de 500 ruas pavimentadas. Isso fará com que sanemos boa parte do déficit que tínhamos até então”, destaca.
O que vem em 2020:
Atualmente, a prefeitura está executando um contrato de pavimentação de cerca de 60 ruas e aguarda a finalização da licitação de outras 12 avenidas e corredores de ônibus que fazem parte do programa “Avançar Cidades”, do Governo Federal. Para o ano que vem estão sendo esperados mais R$ 60 milhões, em que já foi assinado o convênio junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, para asfaltar mais 138 vias. Outra parceria firmada que tem dado bons resultados, tem sido com a Codevasf, que permitiu que 22 vias já fossem calçadas e conta ainda com um contrato de mais de 100 ruas em andamento.
Apenas para o primeiro semestre de 2020, estão previstas as conclusões das duplicações da Estrada da Banana e Clementino Coelho, como também das obras da ciclovia do Jatobá, Ponte do Vale do Grande Rio e as requalificações da Orla e do Centro Gastronômico da Eraldo Gueiros.