Com o aumento de casos suspeitos em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho determinou uma série de novas medidas preventivas para conter a transmissão do coronavírus. O pacote de ações prevê a suspensão de aulas em escolas e creches municipais, fechamento de museus, teatros, bibliotecas, cinemas, do Parque Josepha Coelho entre outras determinações. As mudanças foram anunciadas em entrevista coletiva na noite desta segunda-feira (16).
Todas as medidas serão publicadas em decreto emergencial de saúde pública no Diário Oficial do Município e entram em vigor a partir desta quarta (18), com validade de, no mínimo, 15 dias. O documento, além de determinar o fechamento de vários equipamentos municipais, recomenda o fechamento temporário de cinemas, escolas, academias e outros empreendimentos de esporte e lazer. O decreto ainda sugere a não realização de missas, cultos e demais celebrações religiosas que aglomerem público.
O número de casos suspeitos da Covid-19 subiu no final de semana para nove ocorrências. Também surgiram três casos suspeitos do vírus H1N1. Os pacientes já estão em isolamento e os resultados dos testes começam a ser emitidos nesta quarta. “Por conta desse cenário de crescimento e com a perspectiva de um novo salto nos casos, não temos outra opção senão apertar o cinto e pedir a sensibilidade da população. Essas medidas são preventivas e visam diminuir os riscos e uma situação mais grave. Quanto mais cedo a gente mudar os hábitos, adotar a prevenção, mais rápido será a retomada da rotina normal com vidas preservadas”, defende o prefeito.
Confira as novas medidas preventivas ao coronavírus:
Suspensão das aulas nas creches, Nova Semente, escolas municipais e na Facape;
Recomenda suspensão de aulas nas escolas e creches da rede privada;
Fechamento do Museu do Sertão, Parque Josepha Coelho, Biblioteca Municipal;
Determina a suspensão de cinemas, teatros entre outros equipamentos culturais privados;
Determina a suspensão do funcionamento de academias, boxes de crossfit, entre outros espaços esportivos privados;
Recomenda a suspensão de missas, cultos e outras celebrações religiosas com aglomeração de público;
Suspensão dos serviços nos centros municipais de atendimento a idosos Vó Pulú, Mimi Cruz e Rio Jordão;
Recomenda a suspensão de visitas a abrigos de idosos atendidos em organizações e projetos sociais;
Casa Bolsa e unidades do CRAS não atenderão, provisoriamente, pessoas com mais de 60 anos;
Restaurante Popular será fechado para evitar aglomerações, porém, equipes do social farão a entrega, no mesmo local, de marmitas ao público frequentador;
Centro Pop fechará, mas haverá fornecimento (in loco) das refeições aos atendidos;
Monitoramento periódico da equipe de vigilância sanitária nas feiras livres;
Suspensão de férias dos profissionais de segurança municipal e da rede municipal de atenção social.