Os Pontos de Cuidado são equipados com lavatório, banheiro e chuveiro para as pessoas em situação de rua. Além da infraestrutura para higiene pessoal, os usuários do serviço são cadastrados, recebem orientações sobre a importância da higiene em tempo de pandemia, instruções sobre a forma rigorosa de se lavar as mãos e informações sobre hábitos a serem evitados, considerando o perfil do público. No cadastro, todos os dias, eles têm a temperatura do corpo aferida e são perguntados se tem alguns dos sintomas clássicos da Covid-19. Em caso positivo, um profissional de saúde faz o encaminhamento para o serviço público.
Além da estrutura e das informações, os usuários do serviço recebem um kit de higiene pessoal e um kit de alimentação. A sacola é composta por sabão líquido, xampu, pente, escova de dente, creme dental e toalha descartável. O kit de alimentação tem dois itens de carboidratos (entre bolachas, biscoitos, tareco ou pão); duas frutas com casca, uma proteína (sardinha ou queijo processado), um suco ou achocolatado. Cada pessoa recebe uma garrafa com água mineral na saída. Os Pontos de Cuidados estão abertos de domingo a domingo, em horário amplo para evitar a formação de filas e atendem no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.
O secretário Cloves Benevides considera fundamental a atenção às pessoas em vulnerabilidade social, em especial, depois de decretada a quarentena. “A oferta de atenção, de alimentos, informação sobre a necessidade do autocuidado são importantes para todos na sociedade e urgentes na base da pirâmide”, explicou.
Endereços e horários de funcionamento dos Pontos de Cuidado
Recife – Armazém 14 – Avenida Alfredo Lisboa,s/n – Bairro do Recife
Horário: 8h às 13h e das 13h30 às 17h30
Jaboatão dos Guararapes – Praça Severina Coelho, Centro de Cavaleiro
Horário: 8h às 15h
Olinda – Av. Sigismundo Gonçalves, 700 – Carmo (Casas da Três Marias)
Horário: Olinda 8h às16h
Paulista – Procon Paulista, na Praça Papa João XXIII, 59 – Centro
Horário: 8h às 17h