Símbolo cultural e religioso de Petrolina, a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, construída há 90 anos no município pelo bispo Dom Antônio Maria Malan, pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. O pedido para a obtenção desse importante registro é de autoria do deputado estadual Antonio Coelho (DEM) por meio do Projeto de Resolução nº 1226/2020 apresentado à Assembleia Legislativa. O parlamentar destaca a importância histórica da igreja para a cidade como símbolo de fé e marco de prosperidade assim como a sua imponente e rica arquitetura.
“Pela singularidade e excelência do seu conjunto arquitetônico, aliada a sua importância histórica, é que indicamos a Catedral do Sagrado Coração de Jesus Rei para a obtenção da Concessão do Registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco”, ressalta o deputado, que é filho da terra.
Localizada no centro da cidade, a igreja em estilo neogótico destaca-se por sua fachada imponente edificada em pedra e seus vitrais franceses, inspirados na famosa Catedral Notre-Dame.
Considerada por muitos uma das edificações católicas mais bonitas do Brasil, possui uma única porta central e duas torres, que abrigam os belos vitrais e um relógio doado pelo Padre Cícero. No frontão central, belíssimas imagens em ferro, oriundas da Europa. O altar-mor, os sinos de bronze e o telhado em formato de cruz também chamam a atenção na magnífica construção.
Por: Andréa Cortez
Assessoria de Imprensa