Facape e UPE iniciam a Semana Universitária 2016

aberturasu1
[ad name=”Celular”]
A terceira edição da Semana Universitária iniciou sua programação na noite desta segunda-feira (21), com a mesa de abertura e a palestra ‘Extremismo e intolerância no tempo presente’, do professor Carl Schurster. Com quase oito mil estudantes envolvidos e mais de 120 atividades, o evento, organizado pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e pela Universidade de Pernambuco (UPE), tem o intuito de integrar as instituições e a comunidade, contribuindo para o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes.
A mesa de abertura aconteceu no auditório da UPE e contou com a presença do diretor do campus da UPE em Petrolina, Moisés Almeida; do diretor acadêmico da Facape, Antonio Habib; do presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Antonio Vaz de Albuquerque; a coordenadora de extensão e cultura da UPE, Marianne Marinho; e da coordenadora setorial de graduação da UPE, Lidane Régia; alunos, docentes e técnicos.

Ao recepcionar o público, o professor Moisés Almeida ressaltou a importância da integração entre a Facape e UPE para realizar as atividades da Semana Universitária e explicou que foi realizada uma reunião com o comando de greve dos docentes e dos alunos para que as atividades do evento pudessem ocorrer. “É um momento de reflexão e espero que possamos aproveitar esses espaços além da sala de aula para trocar experiências entre as instituições e pensar nossas praticas, nossas lutas e sobre a universidade que queremos”, concluiu.

O diretor acadêmico da Facape agradeceu a todos os componentes das comissões e aos técnicos que se dedicaram para a realização da Semana Universitária. “É um evento que envolve estudantes, professores e a comunidade, e sem o apoio dos nossos técnicos e das comissões, ele não sairia dos papeis. A Facape sente orgulho da parceria com a UPE, e sonhamos em ampliar essa iniciativa, para que, no futuro, realizarmos uma Semana Universitária do Vale do São Francisco, envolvendo todas as IES da nossa região”, declarou Habib.

Após a mesa, o professor PhD em História Contemporânea, Carl Schurster Veríssimo, ministrou a palestra sobre os elementos capazes de produzir uma visão crítica do “fenômeno do nazismo”. Na ocasião, Carl também lançou o seu livro, ‘O fenômeno Nazi e o impacto na história do tempo presente’.

A programação da Semana Universitária 2016 se estende até a sexta-feira (25) e oferecerá palestras, mesas-redondas, painéis, minicursos, oficinas e atividade de extensão com os mais variados temas.