Neste Dia do Farmacêutico (20 de janeiro), o Hospital Dom Malan faz uma homenagem a todos os seus profissionais e comemora a conquista da Farmácia Clínica, implementada em meados de 2020 na unidade materno-infantil.
O termo Farmácia Clínica define a área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, promovendo assim a saúde, bem-estar e a prevenção de doenças.
“Para nós foi uma conquista muito grande. Sempre ficamos voltados muito para a gestão e agora conseguimos fazer um acompanhamento diário do paciente. Nessa nova proposta, o farmacêutico discute os casos com a equipe multidisciplinar, avalia exames, o quadro clínico e faz intervenções relacionadas ao tratamento, adequando doses e as interações medicamentosas, por exemplo. O farmacêutico acaba sendo um grande aliado para o médico e toda a equipe em relação a terapêutica”, ressalta a coordenadora de farmácia, Denise Brecci.
“Estamos muito habituados a associar a imagem do profissional farmacêutico às atividades burocráticas/administrativas de gestão, principalmente na área hospitalar. Porém, o farmacêutico também pode exercer atividades clínicas que complementam essas funções. A clínica é a última etapa de um ciclo que visa garantir o acesso e o uso racional de medicamentos”, complementa a Farmacêutica Clínica, Mariana Amorim Alves.
De acordo com a profissional, a Farmácia Clínica tem sua essência centrada no cuidado prestado ao paciente, no qual o medicamento passa a ser visto como instrumento, não mais como fim.
No Hospital Dom Malan, as atividades do setor tiveram início com os serviços farmacêuticos de acompanhamento farmacoterapêutico e revisão da farmacoterapia. “Por meio dessa atenção mais voltada à prescrição médica foi então possível verificar a adequação de doses, posologias, vias de administração, interações medicamentosas potenciais, possíveis incompatibilidades, dentre outros fatores relacionados à terapia medicamentosa”, comemora.
“Apesar do pouco tempo de implantação, com atuação nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica, já percebemos que a atividade vem contribuindo com a otimização dos resultados clínicos, prevenção de problemas relacionados a medicamentos, promoção da segurança do paciente e redução dos custos hospitalares”, acrescenta Mariana.
Vale lembrar que o Dia do Farmacêutico homenageia o profissional formado no curso superior de Farmácia, que possui mais de 100 áreas de atuação definidas em legislação. “Em nome da nossa equipe parabenizamos a todos os profissionais farmacêuticos de Petrolina e do Vale do São Francisco”, finaliza Denise.