Cerca de 30 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Juazeiro, passaram a tarde desta quarta-feira (21) em sala de aula em treinamento para a abordagem do paciente vítima de politraumatismo (traumatismos múltiplos). Essa é mais uma etapa do projeto de educação continuada e qualificação do serviço de urgência, mantendo a rotina de capacitação e atualização dos profissionais do Samu.
“A ideia é atualizar os profissionais do Samu de Juazeiro com os protocolos recentes a pacientes vítimas de acidentes em politraumatismo, que tem uma abordagem diferenciada de outras ocorrência de socorro de urgência”, explicou o diretor médico do Samu, Franclen Rusvell Carvalho.
O treinamento de urgência feito pela Secretaria de Saúde (Sesau) no Samu poderá ser estendido a outras unidades da rede municipal. “Esse é o projeto piloto iniciado pelo Samu. A proposta é implantar um núcleo de educação em urgências para que essa qualificação não fique restrita ao nosso serviço, mas chegue a toda rede de urgência que compõe a Sesau”, finalizou Franclen.
Samu Juazeiro
O Samu de Juazeiro atende, em média, 80 ligações por dia, registrando em torno de 2.400 atendimentos por mês. O número 192 está temporariamente desativado por falha na rede de telefonia. Por isso, a Sesau ressalta que o contato disponível para chamadas de urgência é o (74) 98819-2788.
Texto: Maria Lima – Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde