A população idosa do país tem aumentado potencialmente e sua participação na composição demográfica tem sido motivo de vários estudos . Em Petrolina esse público representa em torno de 11,59%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010).
Para assegurar ainda mais a rede de proteção à pessoa idosa a Prefeitura de Petrolina realiza nesta sexta-feira (17), ações de sensibilização junto à população, em comemoração ao Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa que é comemorado no dia 15 de Junho em todo mundo.
As atividades acontecem na praça do Bambuzinho na tenda multicultural, no Centro da cidade. A ação é realizada por meio da Secretaria de Cidadania do Conselho Municipal dos Idosos e Diretoria do Idoso em Petrolina. A população receberá informações sobre a valorização e a prática da cultura dos direitos humanos, ofertando direcionamento para os responsáveis e vítimas de violência física, violência psicológica, violência moral e negligência familiar e medicamentosa. Ainda haverá distribuição de rosas, e atividades recreativas.
De acordo com o Prefeito Julio Lossio, o município tem dado um tratamento especial para os idosos com a instituição dos Centros de Convivência dos Idosos, mas segundo ele mais ações precisam ser efetuadas para que a população dos idosos no município não se sinta desamparada.
“Como gestão não podemos deixar que tanta violência continue acontecendo contra a população idosa. A sociedade precisa ser informada e contribuir a favor dessa mobilização. Valorizando o que diz respeito aos direitos que assiste aos idosos. Temos avançado no cuidado com os idosos mas é preciso fazer mais por essa população que é crescente no município”, frisou.
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O dia 15 de Junho foi escolhido para a homenagem, com o principal objetivo de sensibilizar a sociedade para lutar contra as diversas formas de violência praticadas contra a pessoa idosa.