A Faculdade de Petrolina – Facape, através dos docentes pesquisadores em computação na área de Inteligência Artificial, o Prof. Doutor Ricardo Amorim e a Profa Doutora Dinani Amorim, foi citada no ranking internacional AD Scientific Index 2021 de pesquisadores mais produtivos por área de atuação.
O Ad Scientific Index é um sistema de avaliação de periódicos e universidades que, por meio da combinação de diferentes índices e bases de dados, mede o desempenho produtivo dos cientistas e o impacto de suas pesquisas em seus respectivos campos de pesquisa. As informações compiladas para o ranking refletem o desempenho dos últimos cinco anos e de toda a carreira, e relacionam os melhores cientistas em 11 diferentes regiões do mundo: África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Liga Árabe, EECA , BRICS, USAN e COMESA.
O Prof Dr Ricardo Amorim, no âmbito da pós stricto sensu onde atua como docente de mestrado e doutorado na Uneb, está entre os 10 com maior índice de impacto entre seus pares nesta instituição. A Profa Doutora Dinani Amorim possui artigo internacional sobre Redes Neurais Artificiais com mais de 2700 citações ao redor do mundo.
“Estar neste índice significa um reconhecimento ao esforço na produção científica no Brasil e no mundo. Estar na lista Top 10 entre meus pares no âmbito da pós Stricto Sensu onde atuo, é uma grande satisfação, considerando que produzir ciência no Brasil é muito sacrificante,” frisou Ricardo Amorim.
“É muito gratificante ver que vários pesquisadores ao redor do mundo reconhecem nosso trabalho”, destaca Dinani Amorim.
A edição do ano de 2021 do AD Scientific Index reuniu 708.552 cientistas de 206 países, vinculados a 13.536 universidades e instituições de pesquisa.
“ Nos últimos anos houve cortes severos no financiamento da produção científica, apesar disso o Brasil apresenta alto índice de produtividade no mundo, com liderança na América Latina,” concluiu o professor Ricardo.
Assessoria de Comunicação da Facape