A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, visitou nesta quinta-feira (2) junto ao secretário de Saúde, Fernando Costa, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O prédio está passando por uma readequação na estrutura física. Com investimento de R$ 4 milhões, a UPA de Juazeiro terá a implantação de tomógrafo, raio-x digital, usina de oxigênio, onde vai ser possível produzir o oxigênio e o ar comprimido medicinal, e outros equipamentos importantes para a manutenção da vida como respiradores, gasômetros, monitores, entre outros.
Animada, Suzana Ramos celebrou os ganhos que esta nova UPA vai trazer para a saúde dos juazeirenses. “Eu estou muito feliz, porque tenho certeza que, futuramente, a gente vai ter um mini hospital, um suporte muito grande para o nosso povo. Eu tenho certeza que essa UPA toda equipada vai aliviar as dores de muita gente. É isso que nós queremos, melhorar a saúde. Nós sabemos que gerenciar a Saúde é complexo, mas a gente tem se doado, junto com o secretário, Fernando Costa, e toda a sua equipe, a gente tem se empenhado para melhorar a cada dia. Estou muito feliz com o que estou vendo aqui”, declarou a prefeita.
O secretário de saúde, Fernando Costa, notou avanço nas obras, que têm previsão de conclusão de seis meses. Mas que, pelo ritmo de trabalho, pode ser entregue antes do prazo. “É gratificante o que encontrei aqui, juntamente com a prefeita Suzana. As obras estão em andamento de maneira veloz, mais que o esperado. A gente acredita que as obras terminem em pouco tempo, mesmo que a previsão seja de seis meses. Estamos ansiosos para isso. O ganho para a população é absurdo. Vamos ter usina de oxigênio, tomógrafo, raio-x digital e vários equipamentos importantes para a vida. É um legado que a prefeita Suzana Ramos vai deixar para a cidade de Juazeiro e isso eu tenho certeza que não vai ser esquecido”, destacou o secretário de Saúde.
Com a implantação de equipamentos como o tomógrafo, o diagnóstico dos pacientes será mais ágil. “A implantação da tomografia dá independência à UPA. A gente não vai depender mais de exames externos para fazer a transferência dos pacientes para as unidades de referência. Vamos receber também a usina de oxigênio que é um ganho extraordinário. Realmente fica para a história da cidade, porque deixa essa unidade totalmente independente com relação a pacientes que precisam de suporte respiratório”, disse o diretor geral da UPA, Régio Cunha.
Obras
As obras de readequação da UPA iniciaram no dia 17 de novembro. A arquiteta da Secretaria de Saúde (Sesau), Julia Benevides, explicou que além da implantação do tomógrafo, outras mudanças estão sendo feitas na unidade. “A gente estava tendo a necessidade, além da sala para o tomógrafo, da construção do consultório na parte da frente. Foram feitas essas mudanças e, consequentemente, pensamos em melhorias para o layout da UPA. Estamos fazendo também a reforma da sala de raio-x. Vamos repaginar essa fachada, trazer uma revitalização para ela e deixar o ambiente mais interessante”, disse a arquiteta.
Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ