Durante todo o fim de semana, os participantes acompanharam as palestras e um minicurso para a prova de certificação Linux.
O Flisol (Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre) aconteceu este fim de semana em Petrolina, organizado pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape). O evento reuniu profissionais e estudantes das áreas de Ciência da Computação e Tecnologia da Informação (TI). Durante todo o fim de semana, os participantes acompanharam uma programação composta por palestras e um minicurso para a prova de certificação Linux.
As palestras foram ministradas por Cesar Brod, diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil do Linux profissional; João Sedraz e Jorge Cavalcanti, docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Discutir a empregabilidade e os benefícios aliados à utilização do software livre foi o foco principal das palestras, em que todos os palestrantes estiveram disponíveis para responder aos questionamentos dos presentes.
César Brod é um grande defensor e influenciador do uso do Linux no Brasil e enfatizou que em comparação aos sistemas que exigem pagamento de licença, o software livre pode ser adquirido sem nenhuma taxa, necessitando apenas de suporte técnico. Para ele, é justamente nesse ponto que entra a visão empreendedora daqueles que trabalham na área de TI – que podem se especializar no sistema e oferecer serviços de consultoria. “Há uma demanda muito grande nessa área e o número de profissionais não é suficiente”, disse.
Vantagens do Software Livre
As vantagens apresentadas no evento a respeito do uso de sofware livre foram inúmeras, a exemplo do portal SPB, projeto desenvolvido pela Univasf em parceria com o Ministério da Educação. A iniciativa surgiu na universidade, mas pretende alcançar outras instituições, para que possa se tornar um grande repositório de soluções de software para diversos órgãos públicos. Até o momento, o projeto já apresentou vários resultados satisfatórios, como a publicação de artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações de mestrado, apresentações em seminários e simpósio, além da criação de três empresas startups a partir da iniciativa.
Para o estudante de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) da Facape, Claudemir Silva, essa foi uma oportunidade para abrir a mente a novas possibilidades, já que ele ainda não utiliza o software livre. Para o discente, além de ser gratuito e evitar a aquisição de versões piratas, também é um sistema que possui ferramentas fáceis e intuitivas. A opinião foi ratificada por César Brod.
“Há uma possibilidade de explorar todos os caminhos, tudo é aberto e conhecido. Isso contribui para que, em caso de tentativas de roubo de dados, a ação seja descoberta com mais facilidade”, explicou.
(Texto e fotos: Ascom Portal Qualifica)
[ad name=”320×100″]