Secretaria de Saúde de Petrolina inicia nesta segunda-feira (18) o atendimento pré-hospitalar de urgência através da Unidade Móvel do Programa Anjo da Guarda. Nessa etapa, enfermeiros obstetras atendem às queixas das gestantes e promove o deslocamento até o hospital.
“A gestante cadastrada ao programa deve acionar o serviço através do número do SAMU, 192, e registrar sua queixa, de acordo com a queixa e o risco gestacional, a mulher é encaminhada ou não para a unidade hospitalar”, explicou a coordenadora do Anjo da Guarda, Isabel Alves.
A secretária de Saúde, Mara Gonçalves, frisou o objetivo do programa. “O Anjo da Guarda é um projeto do prefeito Julio Lossio que vem para dar maior assistência à gestante e ao bebê antes e após o parto. Nosso intuito é ter gestantes e crianças saudáveis e, assim, diminuir a mortalidade materna e infantil”.
O Anjo da Guarda é divido em duas diretrizes: Assistência à Saúde e Assistência Social. No primeiro há três linhas de atuação: Consultas de pré-natal e Atividade educativa; Atendimento pré-hospitalar de urgência e/ou locomoção e Articulação e Monitoramento das gestantes e nascidos vivos na rede hospitalar.