Importante evento de valorização da caprinovinocultura de Juazeiro, a tradicional Feira do Bode promete movimentar o distrito de Juremal neste final de semana. A abertura será nesta sexta-feira (13), no Parque J. Neves. Realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), a feira recebe pequenos e grandes produtores, representantes de instituições agropecuárias e a população em geral, num encontro que promove a valorização da cultura local.
Essa é a primeira vez que o evento acontece após as flexibilizações sanitárias contra a Covid-19. O representante comunitário de Juremal, Damião Santos, demonstra a expectativa pelo retorno do evento à comunidade. “Já faz dois anos que não acontece a Feira do Bode e estamos esperando que dê tudo certo porque é um bom evento para comunidade e para as demais redondezas da região de Juazeiro”, disse.
O titular da Adeap, Assis da Apolo, e o superintendente Denis Medrado, estiveram, nesta quinta (12), no local do evento para os últimos preparativos. “Nós estamos empreendendo com o pequeno agricultor, com o homem e a mulher do campo, e sabemos que vai ser um grande sucesso. Nós estamos colocando 54 baias, que vão receber 400 animais. Além disso, temos outras atrações que vão valorizar o folclore também, da comunidade e do entorno geral”, afirmou o secretário.
Na sexta-feira, o parque abre às 16h para a recepção dos animais. Às 18h, acontece a acolhida aos expositores e às 19h, a solenidade de abertura, com a presença da prefeita Suzana Ramos. Às 20h, atração musical com Cidinho e as inscrições das cabras participantes do Torneio Leiteiro. O Parque fecha às 23h30. A feira segue até o próximo domingo (15).
Após o distrito de Juremal, as comunidades de Itamotinga, Massaroca, Pinhões, Salitre, Abóbora e a sede de Juazeiro também irão receber a Feira, que volta a fortalecer e valorizar a cadeia produtiva de caprinos e ovinos nessas comunidades.
Confira a programação completa da Feira do Bode no Distrito de Juremal.
SEXTA-FEIRA (13):
16h – Abertura do parque para recepção dos animais e acolhida dos expositores;
19h – Solenidade de abertura;
20h – Atração musical – Seresta das mães (Cidinho);
20h – Inscrição das cabras participantes do Torneio Leiteiro;
23h30 – Fechamento do parque.
SÁBADO (14):
07h – Abertura do parque – Recepção dos animais;
8h às 22h – Exposição e comercialização de animais, demonstrativo de raças nativas de caprinos, serviços itinerantes da Prefeitura Municipal (Adeap itinerante, Saúde em Movimento, Social até Você, CSTT, SEMAURB, SESP), exposição e comercialização de produtos afins, tecnológicos, artesanatos, culinário, entre outros;
8h30 – Primeira ordenha do Torneio Leiteiro;
10h – Teste andrológico em reprodutores – caprinos e ovinos;
14h às 17h – Atração musical – voz e violão (Juana e Wilson Freitas)
17h – Participação da prefeita Suzana Ramos e comitiva;
17h30 – Ato solene com apresentação do Cordel da história do doce de Juremal e homenagem à mulher produtora;
18h – Desfile do Bode Rei;
19h à 01h – Atrações musicais (Edinho e banda e Jô do acordeom);
20h30 – Segunda ordenha do Torneio Leiteiro;
01h – Fechamento do parque.
DOMINGO (15):
07h – Abertura do parque;
08h – Café do Bode com produtores e parceiros, com a participação da Prefeita Suzana Ramos;
08h às 13h – Exposição e comercialização de animais, demonstrativo de raças nativas de caprinos, serviço itinerante da prefeitura municipal (Adeap Itinerante, Saúde em Movimento e Social até Você), exposição e comercialização de produtos afins, tecnológicos, artesanatos, culinário, entre outros;
08h30 – Terceira ordenha do Torneio Leiteiro;
08h às 09h30 – Inscrição dos animais para o Torneio de Pista (raças);
09h30 às 12h – Julgamento do Torneio de Pista e entrega da premiação;
10h – Premiação de caprinos de raças nativas;
12h às 15h – Atração musical voz e violão (Quél Barreto);
13h – Encerramento da Feira de Animais;
17h às 20h – Atração musical (Skema 02)