Adagro lança Módulo de Agrotóxico em Pernambuco

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de desenvolvimento Agrário (SDA), lança o Módulo de Agrotóxico do Sistema de Integração Agropecuária – SIAPEC3. nova ferramenta conterá o cadastro dos fabricantes e dos produtos, além dos registros das revendas, dos armazenadores, transportadores, unidades ou estações experimentais e postos ou centrais de recebimentos de embalagens vazias, possibilitando uma gestão mais eficaz de toda a cadeia de agrotóxicos em Pernambuco.

A cerimônia de lançamento aconteceu no Anfiteatro IFPE e contou com palestras do Subprocurador geral do Ministério Público do Trabalho e presidente do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Pedro Serafim; da Gerente do LABTOX do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Adélia Cristine; além de representantes do CREA/PE, das revendas, fabricantes e demais atores envolvidos na cadeia de agrotóxicos.

“Com a nova ferramenta, as revendas e os profissionais legalmente habilitados terão um sistema seguro e gratuito, onde poderão controlar os estoques. Registro de entrada e saída de agrotóxicos, histórico de vendas e emissão dos receituários agronômicos. Informações como essas serão valiosas e podem nortear a Adagro na implementação de políticas públicas para o setor”, explica o presidente da Adagro, Paulo Lima.

O novo módulo já se encontra em funcionamento e pode ser acessado no Siapec3 que está disponível no https://siapec3.adagro.pe.gov.br/siapec3/portaldeservicos.wsp, no portal da Adagro (www.adagro.pe.gov.br) e na versão aplicativo mobile para sistemas iOS e Android. “A Gerência Estadual de Inspeção Vegetal da Adagro (GEIV) vem realizando capacitações para revendas, agrônomos (RTs) e demais atores envolvidos na cadeia de agrotóxicos para garantir a adesão de todos”, conclui a diretora de Inspeção Vegetal da Adagro, Raquel Miranda.