A Paróquia São Gonçalo do Amarante, localizada no Centro de Itapissuma, Região Metropolitana do Recife, promove a partir do próximo domingo (8), a 162ª Levada, Buscada e Festa em honra ao padroeiro da cidade. A festa segue até o dia 22 de janeiro, com 15 dias de festividades que tem como tema “A exemplo de São Gonçalo, vivamos nossa vocação com o coração ardente e pés a caminho proposta pelo Pároco, Padre Neto Feitosa.
De 09 a 12/01 acontece as atividades religiosas que serão realizadas na Igreja Matriz de São Gonçalo, localizada na Rua Manoel Lourenço, 188, Centro, Itapissuma, em frente a Praça Padre Servat. Na ocasião se apresentam a Banda Cosmus, Banda Agraciados, além da Banda Infantil, tendo ainda ação social em áreas carentes da comunidade. No dia 10 de janeiro, data em que a Igreja Católica celebra São Gonçalo do Amarante, a paróquia preparou uma programação especial, com Missas e Ações.
A Festa de São Gonçalo do Amarante contará com presença de diversos padres da Arquidiocese de Olinda e Recife – AOR; entre os sacerdotes que confirmaram presença na festividade estão: o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio.
Todas as celebrações serão transmitidas, ao vivo, pelo canal oficial da Paróquia São Gonçalo do Amarante – Itapissuma no YouTube.
SOBRE A FESTA
FESTA DE SÃO GONÇALO – É celebrada sempre no segundo domingo do mês de janeiro na cidade de Itapissuma. Durante a festa ocorre a 3ª maior procissão fluvial do país. O fato é revivido todos os anos com um cortejo saindo da capela de São Paulo Apóstolo às margens do canal na Ilha de Itamaracá até a Matriz de São Gonçalo do Amarante, em Itapissuma. A festa de São Gonçalo, uma das mais belas e brilhantes festas religiosas e folclóricas do município de Itapissuma dura 15 dias e acontece entre três etapas:
A LEVADA – Quando a imagem do santo padroeiro segue até uma capela na ilha de Itamaracá, seguida por uma grande procissão por terra.
A Levada urge quando a imagem foi encontrada às margens do canal de Santa Cruz. Os pescadores da vila, por diversas vezes, levavam a imagem para a capela mais próxima do lugar e, segundo a tradição, duas a três vezes a imagem foi encontrada de volta ao local diante do mar, então os devotos reunindo-se, foram em busca de ajudas para erguerem uma igreja sob sua invocação. Com isso, surgiram os peditórios que eram romarias que foram realizadas no território, nessa romaria, a irmandade (associação de fiéis, leigos) que se organizam numa perspectiva ritual, ornados nas vestes chamadas de Opas, saiam circulando a pé com a imagem encontrada no mar de, com São Gonçalo dos braços, nas comunidades onde o santo passava, ele abençoava essas comunidades, onde se rezava, se cantava e se dançava a dança de São Gonçalo. A Irmandade era bem recebida e conseguia arrecadar fundos; a Irmandade saiu pelo litoral, onde chegaram até Nova Cruz, na cidade de Igarassu, com as arrecadações adquiridas com os peditórios para erguer o templo dedicado ao santo, a irmandade voltou de barco até a Vila Itapissuma, que pertencia a cidade de Igarassu/PE, tendo em vista que era o percurso mais rápido. Através do trajeto São Gonçalo vinha abençoando o mar, onde a comunidade na Vila Itapissuma aguardava a chegada do Santo.
A BUSCADA – No domingo seguinte após a levada, à imagem retorna trazida por um grande cortejo marítimo, formado por milhares de pessoas, entre pescadores, romeiros e turistas, em muitas embarcações enfeitadas com flores bandeiras e com bandas musicais exaltando músicas sacras durante todo o percurso, entre elas a centenária Sociedade Musical 1º de Maio (Banda 1º de Maio). Muitas embarcações, jangadas, barcos pesqueiros e lanchas, todos enfeitados com flores, bandeiras coloridas acompanham todo o trajeto da buscada. Enquanto que à beira mar, outra multidão acompanha a chegada da Buscada, em coro, cantando o hino à São Gonçalo e Ciranda da Buscada.
OBS: A Levada e Buscada de São Gonçalo do Amarante deixou de ser realizada para a comunidade de Nova Cruz, em Igarassu/PE no ano de 2007, devido complicações estruturais no local para receber a tradicional festa na época, sendo transferida para cidade da Ilha de Itamaracá, no bairro do Forte Orange até a atualidade.
NOVENÁRIO E FESTA: Entre a 2ª sexta e 3º domingo do mês de Janeiro acontece o novenário do padroeiro, onde a comunidade católica juntamente com toda cidade celebra o excelso padroeiro do município de Itapissuma, com Missas, Novenas, shows e procissões, além das atividades sociais e culturais durante todo esse período. É uma festa multicultural feita para toda a família baseada na tradição, cultura e religiosidade deste povo querido.
HISTÓRIA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – São Gonçalo tem uma grande fama de santo casamenteiro, pois, de acordo com a tradição portuguesa, a mulher que tocar no túmulo dele – que está enterrado em Portugal – terá um casamento garantido e feliz. Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século 12 em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal.
Sob a orientação do Arcebispo de Braga, Gonçalo se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio. Depois de formado, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio, e depois voltou para Portugal, onde se retirou como eremita na região de Amarante. São Gonçalo morreu em 10 de janeiro de 1259. O santo foi sepultado neste mesmo local, onde se construiu um grande mosteiro em homenagem à sua alma.
Em Pernambuco, a devoção a São Gonçalo foi herança da colonização portuguesa. A paróquia de São Gonçalo do Amarante de Itapissuma foi criada em 1984, pelo então arcebispo de Olinda e Recife da época, Dom Hélder Câmara, derivando da primeira capela fundada em Itapissuma no século 17, pelo Padre Camilo de Mendonça. A paróquia de São Gonçalo do Amarante é a única no território da Arquidiocese de Olinda e Recife dedicada ao santo protetor dos ossos e conhecido como casamenteiro.
Confira a programação completa da Festa de São Gonçalo do Amarante:
Pré-Festa:
Dia 09/01 – Banda Infantil e brinquedos infláveis, disponíves para as crianças da comunidade com entrada de 1 kg de alimento não perecível;
Dia 10/01 – Ação Social no bairro do Grêmio, em Itapissuma/PE com aferição de pressão, atendimento jurídico, corte de cabelo, entrega de sopão e brinquedos infláveis para as crianças;
Dia 11/01 – Show com a Banda Agraciados;
Dia 12/01 – Show com a Banda Cosmus.
Festival do Padroeiro:
Dia 13/01 – Cristina Amaral;
Dia 14/01 – Grupo Cultural Piaxaxá e Rodrigo Barros;
Dia 15/01 – Padre João Carlos (Buscada de São Gonçalo);
Dia 16/01 – Padre Rosivaldo Torres;
Dia 17/01 – Padre Damião Silva
Dia 18/01 – Retreta da Banda 1º de Maio de Itapissuma;
Dia 19/01 – Ceça Moreno;
Dia 20/01 – Jota Farias (Cantor do Pe. Cícero) e Grupo Metamorfose;
Dia 21/01 – Dudu do Acordeon e convidados;
Dia 22/01 – Blocos Líricos e Lia de Itamaracá (Encerramento da Festa de São Gonçalo).