As ações desenvolvidas pela área de revitalização da Codevasf serão apresentadas aos participantes do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXI SBRH), que acontece até a próxima sexta-feira (27), em Brasília.
Durante o evento, os visitantes poderão conhecer, no estande da Codevasf e Ministério da Integração Nacional (MI), o pirá, peixe-símbolo do rio São Francisco utilizado em ações de repovoamento realizadas pela empresa no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
O tema central do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXI SBRH) é “Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável: Desafios do Conhecimento e da Gestão”. O evento ocorre paralelamente ao 12º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa (12º SILUSBA), que vai reunir profissionais para discutir a gestão da água e do território, buscando um desenvolvimento mais harmonioso e sustentável.
Nesta terça-feira (24), o diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Eduardo Motta, fará uma apresentação durante a sessão temática do SILUSBA que vai discutir desafios para a gestão de grandes bacias hidrográficas. O diretor vai destacar os trabalhos desenvolvidos pela empresa com o objetivo de realizar o controle de processos erosivos e a conservação da água e do solo e da economia sustentável como forma de inclusão produtiva com a preservação ambiental.
“A Codevasf, como empresa que trabalha juntamente com o Ministério da Integração Nacional (MI) com enfoque na área de infraestrutura hídrica e com a sustentabilidade dos recursos hídricos, não poderia ficar de fora desses eventos. É uma oportunidade ímpar, onde nós vamos demonstrar as ações que a Companhia desenvolve no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco de 2007 a 2015”, explica.
A apresentação do diretor começa às 11 horas, na sala Silusba 3, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O trabalho da Codevasf foi reconhecido pelo programa Dryland Champions, promovido no Brasil pela Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação (UNCCD) e pelo Ministério do Meio Ambiente.
“Nós iremos mostrar que, durante um período de 10 anos, a Codevasf produziu mais de 100 milhões de alevinos, voltados para o repovoamento e para ações de inclusão produtiva. Nossa intenção é salvar as espécies nativas do rio e reabilitar os recursos pesqueiros. Além disso, vamos apresentar as principais ações desenvolvidas pela empresa com foco na promoção da quantidade e da qualidade da água, que visam promover a segurança hídrica necessária para promover a segurança ambiental e benefícios para a população”, finaliza Motta.
O XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e 12º SILUSBA são promovidos pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), Aquashare e Associação Caboverdeana de Recursos Hídricos (ACRH ). Participam das discussões, profissionais, professores universitários, pesquisadores e gestores públicos ligados aos recursos hídricos do país.