A Patrulha Escolar da Guarda Civil de Petrolina, participou nessa quarta-feira (03), na Escola Municipal Anete Rolim de Albuquerque Gomes, no bairro Pedra Linda, de uma reunião com pais, professores, alunos e líderes comunitários. O encontro, teve o objetivo de passar orientações sobre a prevenção da violência e a prática de atos infracionais, que possam ser cometidos por crianças e/ou adolescentes. A ação também reprimir práticas de crimes e contravenções próximo do ambiente escolar e dentro das unidades de ensino municipais.
O Guarda Civil Cícero Silva, coordenador da Patrulha Escolar, falou sobre a importância dos pais acompanharem mais de perto a vida estudantil, as amizades, os conteúdos da internet e os jogos que seus filhos estão acessando. Esses cuidados praticados são formas de evitar a sensação de insegurança no ambiente escola. O coordenador também reforçou que o patrulhamento preventivo nas escolas continuará sendo realizado através de rondas diariamente como forma de garantir maior segurança e um ambiente de paz a toda a comunidade escolar.
“Estamos à disposição e nosso foco é contribuir com as escolas do município. Sabemos que participar dessas palestras é uma ótima oportunidade que temos de estarmos mais presentes na comunidade. Devido ao trabalho educativo que desenvolvemos, o resultado, além de positivo para as unidades de ensino, aproxima a população da corporação, já que a Guarda Civil também integra a comunidade escolar e a rede municipal de proteção à criança. A resposta que recebemos dos pais e mães desses alunos é sempre de elogios e amistosa”, pontuou Cícero.
A Guarda Civil Municipal presta serviço à população 24 horas por dia. Qualquer denúncia pode ser realizada através do canal de atendimento no número 153. Além disso, o Governo do Estado de Pernambuco disponibiliza para emergências escolares, o número é o 197.
.
Texto: Luzete Nobre