Secretários representam o Prefeito Julio Lossio na abertura do SemiáridoShow 2015

semi

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, e o secretário executivo de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato, estiveram presentes ontem (20) na cerimônia de abertura do SemiáridoShow 2015, representando o prefeito de Petrolina, Julio Lossio.

Considerada a maior Feira do seguimento em agricultura familiar da região Nordeste, o SemiáridoShow é realizada pela Embrapa Semiárido e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), e possui uma extensa programação (que inclui minicursos, seminários, dias de campo, oficinas, etc.), que começou ontem e prossegue até sexta-feria (23).

Várias autoridades regionais e nacionais estiveram presentes no evento. Entre elas, o secretário nacional da Agricultura Familiar do MDA, Onaur Ruano; o coordenador executivo da Articulação no Semiárido (ASA), Naidson Baptista; o chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Gama; e o coordenador geral do Irpa, Cícero Felix.

A abertura do SemiáridoShow foi abrilhantada pela apresentação do grupo Brincantes da Rua de Baixo (RDB), projeto social formado por crianças tocadoras de lata, vindos do município de Curaçá-BA.

NOVIDADES DA FEIRA

Entre as muitas novidades da Feira, um dos destaques foi o lançamento do site Agrofonte, uma nova plataforma virtual com informações e conteúdo sobre a agropecuária brasileira. De acordo com pesquisador da Embrapa e idealizador da proposta, Fenelon Neto, a ferramenta vem trazer uma maior rapidez e concentração das informações que ficam dispersar na internet. O endereço para acesso é http://agrofonte.ctaa.embrapa.br.

O secretário nacional da Agricultura Familiar, Onaur Ruano, também anunciou a doação de 270 unidades do Projeto Arcas das Letras (uma espécie de biblioteca móvel), para serem distribuídas a 175 municípios do semiárido brasileiro, em comunidades rurais e agricultores familiares, para estimular a leitura no campo. A ação é fruto de uma parceria entre a Embrapa e o Ministério de Desenvolvimento Agrário. Petrolina, que já possui algumas Arcas do projeto, deve ter o seu acervo de livros atualizado.

(Texto e Fotos): Ricardo Alves
Ascom PMP/Sedesa

PMP728x84