Dançar forró traz benefícios para a saúde do corpo e da mente

O São João é uma das festas mais tradicionais do Nordeste e, com a proximidade dos festejos, muitas pessoas começam a procurar as aulas de forró. Esse ritmo tão nosso, é considerado um excelente exercício aeróbico, que auxilia na tonicidade dos músculos (principalmente os das pernas) e ajuda na perda de peso.

O ato de dançar é considerado uma das atividades mais completas que existe. A dança promove o aumento da frequência cardíaca, melhora a capacidade respiratória e estimula a circulação do sangue. E para quem quer perder peso, a boa notícia é que em uma hora de aula, o gasto energético pode chegar a 500 calorias. Muito mais do que meros “dois pra lá e dois pra cá”, o forró está enraizado na cultura brasileira. A junção dos sons do triângulo, da zabumba e da sanfona, traz melodias dançantes e muito animadas para praticar e se divertir. “A prática do forró também contribui para modelar o corpo, ajudando a definir o abdômen, pernas, braços e até mesmo quadris, visto que os movimentos trabalham todos estes músculos e membros. Entre outros benefícios estão ainda a liberação de endorfina, substância responsável por proporcionar a sensação de prazer, estimulação do diálogo, da convivência e a troca de experiências, que ajudam a superar a timidez e elevar a autoestima”, conta o professor Jader Santos, da Rede Alpha Fitness.

Fazer de duas a três aulas de forró por semana já é uma ótima forma de se exercitar. Por ser uma atividade que exige concentração nos passos, ritmos e no parceiro de dança, o forró ajuda a controlar a ansiedade. Para quem quer diminuir as medidas e conquistar o peso ideal, o forró também pode ajudar! A modalidade, além de beneficiar os músculos inferiores, ajuda também a conquistar aquela barriga sarada com a prática constante. “A dança não tem limites. Ela proporciona saúde, bem-estar e alegria. E melhor ainda se tudo isso ocorrer na véspera do São João!”, finaliza o especialista, da Rede Alpha Fitness.