No Sertão, governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para criação do Polo Empresarial de Lagoa Grande

A governadora Raquel Lyra assinou, na tarde desta quarta-feira (21), uma ordem de serviço que visa a implantação do Polo Empresarial Municipal de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco. Com investimento no valor de R$ 3 milhões, o objetivo da iniciativa é atrair empresas para o município e impulsionar a geração de empregos na cidade conhecida como a capital da uva e do vinho, por concentrar parte da atividade de vitivinicultura do Estado.

“Nós viemos vistoriar o início das obras de infraestrutura do acesso ao Polo Empresarial. Inclusive, tem empresas que já estão com termo de compromisso assinado com a Prefeitura de Lagoa Grande. É uma iniciativa que representa mais desenvolvimento, geração de emprego e oportunidade para quem mora no Sertão do São Francisco”, destacou Raquel Lyra.

O Polo Empresarial terá uma área total de 23,73 hectares e fica situado próximo a rodovias, facilitando o escoamento da produção e a distribuição para todo o País. A instalação deve favorecer a expansão das atividades fabris na região, que possui extensas áreas rurais que podem ser utilizadas para a construção de diferentes setores produtivos.

De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, a iniciativa vai impulsionar a economia do Estado. “Não conseguimos superar a pobreza sem expandir novos negócios. Nosso governo escolheu estar aqui no interior anunciando obras que, inclusive, já estão começando. Isso significa mais crescimento para Pernambuco, que vai beneficiar trabalhadores, empresários, e moradores desta região”, enfatizou.

A obra vistoriada hoje pela governadora consiste na construção de um acesso viário ao Polo Empresarial Municipal de Lagoa Grande, composta de faixa de aceleração/desaceleração e um trecho interno até a estaca 22, no Km 135 da margem direita da BR 428, no sentido de Santa Maria da Boa Vista. Serão executados no local: terraplenagem, construção de drenagem de águas pluviais, pavimentação em asfalto, sinalização horizontal e vertical, calçadas, ciclovia e iluminação pública.

“Lagoa Grande está vivendo um momento muito importante. Nossa cidade deixa de ser um lugar de passagem e passa a ser um município de oportunidades. Foi aqui que começou a fruticultura do Vale do São Francisco. Estamos transformando essa região em um polo empresarial e esse é só o pontapé inicial para atrair novas empresas com a ajuda do Governo do Estado”, enfatizou o prefeito do município, Vilmar Cappellaro.

No âmbito das áreas do novo Loteamento Empresarial Municipal, a Prefeitura de Lagoa Grande já procedeu com a doação efetiva de lotes para três empresas nos setores de produção de frutas liofilizadas, fabricação de estofados e plásticos expandidos. Além disso, ainda existem mais três empresas que estão em processo de negociação para definição dos projetos de implantação no polo: uma fábrica de embalagem de papelão; uma empresa logística; e outra de fertilizantes.

VINÍCOLAS – Ainda durante a visita a Lagoa Grande, a chefe do Executivo estadual visitou as vinícolas Rio Sol e Garziera que, juntas, empregam diretamente mais de mil pessoas na região.

Também participaram das agendas os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Lucinha Mota (Justiça e Direitos Humanos); o assessor especial da governadora, Guilherme Coelho; o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; e a prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti.

.

Fotos: Hesíodo Góes/ Secom