Como parte da programação do aniversário do Velho Chico – que completará 514 anos do seu descobrimento neste domingo (4) – o Rotary Clube Juazeiro São Francisco dá início no mesmo dia à campanha “Rio São Francisco limpo; Futuro sem sede”, que tem como objetivo conscientizar as pessoas para a preservação do nosso maior manancial com ações simples, como não jogar lixo no rio.
A programação constará de café da manhã, palestras, exibição de vídeos, passeio de caiaques, abraço simbólico na Ponte Presidente Dutra e a participação de pescadores, que darão uma volta na Ilha do Fogo em agradecimento pelo muito que o rio já lhes deu.
Durante toda a manhã quatro equipes de mergulhadores profissionais estarão retirando lixo do fundo do rio, enquanto alunos de escolas públicas e particulares farão a limpeza na margem, no trecho que compreende da Marinha à estátua do Nego D’água.
Lixo exposto
Segundo o presidente do Rotary Clube Juazeiro São Francisco, Rubem Arouca Filho, todo material retirado do rio ficará exposto na orla da cidade para que as pessoas vejam o quanto são agressivas com o Velho Chico. “Pode ser uma ação pequena, mas estamos fazendo a nossa parte. É obrigação de todo cidadão zelar por este imenso patrimônio que lhe foi dado de graça e que precisa da nossa ajuda para continuar seu curso produzindo, gerando riqueza, alimentando, divertindo e nos contemplando com toda essa beleza“, pontua Arouca.
Participam da ação deste domingo, além dos Rotarys Juazeiro São Francisco e Juazeiro, a Casa da Amizade, Alunos da Faculdade São Francisco de Juazeiro (Fasj), Movimento “Viro Carranca para defender o Velho Chico”, Coletivo Amigos da Ilha e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Juazeiro.
(Via:Carlos Britto)