Após mais de 4 mil atendimentos realizados em dois dias diretamente do Distrito Industrial, a caravana itinerante da SAS Brasil, startup social que há 10 anos leva saúde e alegria, retornará a Petrolina. Nesta terça-feira (15), as 125 crianças que tiveram óculos prescritos pela startup social, SAS Brasil, durante sua passagem pela cidade, retornaram à Vila Sertões, para receber o tão esperado óculos de grau. A iniciativa faz parte da ação Expedição Sertões 2023, que leva atendimento especializado para quatro cidades na rota do maior rally do mundo, que teve sua largada na cidade pernambucana.
O evento contou com a participação dos voluntários, que entre os dias 8 e 9 de agosto, estiveram na cidade realizando um mutirão de atendimento médico em oito especialidades. Durante o programa, as crianças de 0 a 14 que foram atendidas poderão receber instruções sobre o uso e os cuidados com os óculos, realizar ajustes finais e acompanhar uma sessão de cinema.
O oftalmologista José Marcos Resende explica que a ação foi importante pois mais da metade das crianças consultadas realmente precisam dos óculos. “ Me chamou atenção a complexidade dos casos, os pacientes tinham graus muito. Algumas nunca tinham feito exames oftalmológicos mesmo tendo dificuldade para enxergar desde cedo. Com a entrega dos óculos, os pequenos passaram a enxergar corretamente e promoverá inclusive a melhora do desempenho escolar”, destaca o voluntário catarinense que viajou centenas de quilômetros para participar da expedição; Os atendimentos de oftalmopediatria foram realizados em parceria com um empreendimento local, a Óticas Martins, que esteve presente na ação fornecendo as lentes e eventuais ajustes para a produção dos óculos. O evento é inédito na história da SAS Brasil, será a primeira vez que a instituição consegue entregar os óculos em uma semana para os pacientes mirins. Isso só foi possível porque a parceira local se disponibilizou para a produção em tempo recorde das lentes.
As crianças convidadas para a entrega dos óculos iniciaram sua jornada com a SAS Brasil diretamente de suas escolas, onde os professores capacitados pela startup social realizaram uma triagem oftalmológica. As crianças que demonstraram um possível problema de visão foram convocadas para o mutirão de atendimento, passando pelo Teste de Acuidade Visual, dilatação, exame de auto refração e, por fim, o exame completo com o oftalmologista. Ao final, se a criança recebeu a prescrição médica, ela pode escolher a armação que mais gostou.
Sobre a SAS Brasil Mais que uma instituição de saúde do terceiro setor, a SAS Brasil é uma startup social que tem como missão levar saúde especializada a quem não tem. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento, impactando diretamente as filas de espera do SUS. A partir de 2020, a SAS Brasil passou a atuar também com telessaúde, garantindo acesso a mais de 20 especialidades para milhares de pessoas, e criou soluções inovadoras e premiadas, nacional e internacionalmente, como as cabines de teleatendimento e um projeto pioneiro de exames ginecológicos à distância, como ultrassonografia e colposcopia.