O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), lançou nesta segunda-feira (11) o Programa de Modernização de Gestão de Pessoas. A ação é um marco na valorização da gestão de pessoas do Poder Executivo Estadual e vai elevar a um patamar estratégico com adoção de ferramentas de gerenciamento e processos mais modernos. A solenidade aconteceu na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na Ilha de Joana Bezerra. Na ocasião, a vice-governadora Priscila Krause prestigiou o evento representando a governadora Raquel Lyra.
Para a vice-governadora, Priscila Krause, “esse é um programa importante, que será gerido pela Secretaria de Administração e vai integrar todas as secretarias e a administração do nosso Governo”, disse Priscila. “É por meio da valorização da atividade-meio que a vida de todos os cidadãos e cidadãs será melhorada”, completou.
Na avaliação da secretária de Administração do Estado, Ana Maraíza de Sousa Silva, “o Programa de Modernização de Gestão de Pessoas do Estado é uma iniciativa inédita e irá fortalecer a gestão de pessoas do Poder Executivo Estadual, por meio da implantação de novas tecnologias e maior integração com a Secretaria de Administração. Para garantir o sucesso do programa, precisaremos do engajamento de todos os órgãos e entidades do Estado”, pontuou a titular da pasta.
Durante o evento, também foi anunciada a parceria com o Instituto Gesto para condução do Programa Fortalecer. Esta ação visa impulsionar as lideranças do setor público por meio de novas práticas de gestão de pessoas. O encontro contou ainda com as presenças dos secretários Executivos de Gestão de Pessoas, Luciana Pires; de Contratações Públicas, Nayllê Siqueira; de Administração e Patrimônio, Anselmo Carvalho, além de vários secretários de Estado e diversas autoridades.
O Programa de Modernização de Gestão de Pessoas será coordenado pela Secretaria de Administração (SAD) e implantado em todos os órgãos. A meta é que o novo sistema integrado de gestão traga ganho de produtividade, redução de custos e melhor aplicabilidade de recursos. O Programa vai automatizar toda a gestão de pessoal por meio de um novo sistema, que substituirá o SADRH. Perícias médicas, concursos, avaliação de desempenho, Workflow (processos automatizados), entre outros, estarão presentes nesse novo software. Outras melhorias previstas são maior proveito e controle dessas informações. Para a implantação da iniciativa, ao todo, foram investidos R$ 41 milhões.
Para que todos os servidores que trabalham na área possam se familiarizar com as funcionalidades desse novo sistema, será realizada neste semestre uma capacitação. De acordo com a secretária Executiva de Gestão de Pessoas da SAD, Luciana Pires, a implantação do novo sistema acontecerá em três fases. “A primeira terá início em janeiro de 2024 com o módulo de estrutura organizacional e folha de pagamentos. Em dezembro do mesmo ano, será realizada a segunda fase, que engloba o módulo de gestão por competências. Até dezembro de 2025, concluiremos com a entrega do novo portal do servidor e do gestor”, revelou.
Palestra – Ao final do evento a gestora de Projetos, Yasmim Pinheiro e o consultor Especialista Murilo Lemos, ambos do Programa Fortalecer, ministraram a palestra Gestão Estratégica de Pessoas, ressaltando a importância da área-meio e da liderança representativa de gêneros.