O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) deu, nesta quinta-feira (21), o ponta pé inicial para capacitação de aproximadamente 50 gerentes e supervisores de extensão rural, que irão atuar como multiplicadores para executar o Programa de Fomento do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). O trabalho será realizado por meio de acordo de cooperação técnica entre os governos estadual e federal. O evento foi realizado no Centro de Treinamento do IPA, em Carpina.
Além de promover a capacitação dos técnicos, o encontro também tem o objetivo de mostrar a parceria que o Estado está firmando com o MDS em busca de ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas que mais precisam em todas regiões de Pernambuco.
A capacitação foi conduzida por Heloina Fonsêca, representante do Programa Fomento Rural do MDS. Segundo ela, a proposta é de elaborar projetos produtivos para apoiar famílias, aumentando a renda e melhorando a segurança alimentar dos agricultores. “E a parceria com o IPA é importante porque é o instituto que irá nos aproximar dessas famílias, para que possamos entender a dinâmica da região e identificar as necessidades delas, desde a capacitação aos melhores programas que atendam essas famílias”, destacou Heloina.
Já a coordenadora do Programa Estadual do Cadastro Único e do Bolsa Família, Márcia Gonçalves, observou que o CadÚnico também é peça fundamental para o acesso das famílias ao Programa de Fomento do MDS. “O cadastro único é banco de dados de inclusão para acesso programas de transferência de renda e políticas públicas, por isso a importância dessas parcerias”, pontuou.
De Manaus, onde participa da reunião das empresas de assistência técnica (Asbraer), o presidente do IPA, Joaquim Neto, enviou uma mensagem para os participantes do encontro. “Essa união do governo federal, do governo do estado e vocês (técnicos), que estão na ponta para transmitir conhecimento é de grande importância para os mais humildes e os que mais precisam. E esse é o nosso compromisso. Essa é a nossa responsabilidade com o estado de Pernambuco”, frisou.
Também participaram do encontro o coordenador estadual do MDS, Caetano De Carli, e o Francisco Dantas, diretor de Extensão Rural do IPA. Em Pernambuco, 22.229 famílias foram incluídas no Programa de Fomento Rural, no período de janeiro de 2012 a setembro de 2023, sendo 14.822 atendidas pelo IPA. Nessa nova fase do programa de fomento, o valor repassado para famílias aumentou de R$ 2.400 para R$ 4.600.