“A Praça Dom Malan ficou bem melhor com a presença do micro-ônibus e dos servidores da Guarda Civil Municipal, eles garantem a segurança e preservação do patrimônio público”. Essa é a opinião de Joaquim Siqueira, dono de uma barraca de artigos religiosos instalada há quatro anos no Centro de Petrolina. Nesta quarta-feira (18) completa um mês que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Executiva de Segurança Pública, reforçou o patrulhamento na região. A medida já está trazendo confiança e resultados positivos para quem circula na área central.
As equipes atuam motorizadas, como também com viaturas que fazem rondas todos os dias pelas ruas do Centro. De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), inspetor Jenivaldo dos Santos, nesse período já foram apreendidas cerca de 17 pedras de crack, 11 invólucros de maconha e 27 armas brancas. Além disso, os Guardas Civis fizeram mais de 220 abordagens a pessoas suspeitas e três pessoas foram conduzidas para delegacia de plantão, sendo uma por prática de furto, outra por ameaça e por violência doméstica.
Além dessas ações, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal atendeu, através do número 153, cerca de 14 ligações telefônicas que culminaram no envio de viaturas para atendimento de chamados de emergência somente na área central da cidade. As ações foram relativas a perturbação do sossego, violência doméstica, furtos, ameaças, invasão a estabelecimento comercial, maus-tratos a animais e a localização de uma pessoa perdida.
“O retorno da população está sendo bastante positivo. As pessoas reconhecem o nosso trabalho e vamos continuar trabalhando para coibir essas irregularidades no Centro, como também em outras áreas da cidade. Melhorar e dá sempre a qualidade de vida aos petrolinenses é a meta do nosso prefeito Simão Durando”, frisou Jenivaldo dos Santos.
Denúncias
A população pode acionar a Secretaria Executiva de Segurança Pública através da Central de Atendimentos no telefone 153, ou pelo WhatsApp (87) 9 9132 9568.
Texto: Luzete Nobre
Fotos: Deivid Menezes