Atuante na fiscalização de produtos para o consumo humano, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina, tem trabalhado a educação sanitária em escolas e universidades da cidade. O objetivo é levar conhecimento sobre a atuação da Vigilância e conscientizar sobre o papel desenvolvido pelo órgão. Para isso, fiscais sanitários têm ido até universidades públicas e privadas falar sobre o trabalho que exercem, tendo em vista que esses são espaços que propagam informações.
Nessa segunda-feira (20) os inspetores da Vigilância Sanitária participaram de uma roda de conversa com os estudantes de nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE). Os temas abordados foram: Fiscalização no ramo alimentício, incluindo atendimento a denúncias; Regularização de estabelecimentos; e Principais Leis Sanitárias atreladas a este setor. Outro encontro ocorreu na última semana, na Faculdade Soberana. Na oportunidade foram contemplados estudantes de Enfermagem, Estética e Odontologia. Foram discutidos assuntos como: Atuação do órgão junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e suas atribuições enquanto órgão fiscalizador; Atendimento às denúncias; Ações colaborativas em parceria com outros órgãos da Administração Pública; e Regularização de estabelecimentos de saúde.
Para o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Geraldo Miranda, promover esse tipo de atividade é um dos principais objetivos do órgão. Fiscalizar é a certificação que os requisitos de funcionamento e oferta de serviços estão sendo cumpridas. “Rodas de conversa são espaços estratégicos de sensibilização do público no que diz respeito a importância da atuação da Vigilância Sanitária, e permite ao público manter a compreensão do papel educador do órgão. Recebemos constantemente a orientação do prefeito Simão Durando para que possamos manter o trabalho de fiscalizar e orientar no que for possível e necessário”, afirma Geraldo.