Nesta sexta-feira (24), alunos do 3º ao 7º ano do Colégio Maria Montessori, unidade da Vila Eduardo em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, botaram a mão na massa na I Feira de Empreendedorismo da escola.
“A Feira é para desenvolver o espírito empreendedor nas crianças, para que eles tenham contato com produção e comercialização. Sabemos que empreender é futuro profissional para quem busca, ” explicou o professor de empreendedorismo do 5º ao 7º ano, Ítalo Samuel Pereira Feitosa.
A auxiliar de saúde bucal, Ana Paula Castro, de 33 anos, visitou o evento e relatou como os filhos foram envolvidos. “Eles passaram a semana produzindo e avisando a família do dia da feira, convidados para virem comprar, visitar. Eu percebi como é uma experiência boa para eles, para o desenvolvimento de cada aluno, ” contou.
Vanessa Olimpio, professora do 3º ano, orientou de perto a turma, considerando o conteúdo das disciplinas: oficina de negócios e matemática, unindo teoria e prática na educação financeira das crianças. “Nessas disciplinas abordamos educação com o dinheiro, conhecendo os valores, saber economizar, como usar o dinheiro, quanto se tem quando se pode gastar, investir e não entrar em dívidas. Essa feira é uma prática importante para essa relação dos alunos com o dinheiro em educação financeira,” frisou Vanessa.
Doação da renda
A professora Rafaela da Silva Andrade, do 4º ano, relatou que alunos e professores decidiram juntos o que fazer com os lucros do evento. “A decisão foi de doar toda a renda da feira. Eles trabalharam muitos dos produtos em sala de aula, mas o motivo da feira é que encantou a turma. O fato de ajudar outras pessoas, sensibilizou as equipes. Muitos alertaram que é importante doar já que eles têm tanto e muitas crianças não tem. E fizeram artesanato, produtos de culinária, etc com toda empolgação, ” relatou.
Isaac Lima, de 9 anos, aproveitou o clima quente para produzir dindins (picolés em saquinhos) para vender na feira e fez sucesso. “O melhor de tudo é que nós estamos também ajudando crianças que precisam, ” destacou.
A I Feira de Empreendedorismo do Colégio Maria Montessori arrecadou cerca de R$ 1.200,00 que serão totalmente doados para uma instituição que atende crianças de zero a 14 anos em situação de vulnerabilidade na área da saúde. “Esse é o primeiro de muitos eventos. Não é apenas metodologia e conteúdo didático, é também formação cidadã dos nossos alunos, ” ressaltou a diretora da escola, Maria Eurídice Gomes.
Assessoria de Comunicação Colégio Maria Montessori de Petrolina