Gestão do Hospital Dom Malan em Petrolina busca reabrir ala interditada há quase oito anos

Nesta segunda-feira (27), o Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, recebeu uma equipe de engenharia do Recife para avaliação da parte estrutural da ala onde funcionava o alojamento Canguru. O setor foi interditado em janeiro de 2016 por problemas no teto, especificamente na laje, ocorrido depois de chuvas intensas. Avaliado pela defesa civil do município, toda a ala foi interditada. “Vinte leitos funcionavam nessa ala interditada. Além do alojamento Canguru foi preciso fechar também a enfermaria de recém-nascidos em tratamento, repouso de médicos e equipe de enfermagem. Os pacientes, acompanhantes e médicos foram realocados para outros setores, ” explicou a diretora médica do Hospital Dom Malan Ismep, Tatiana Cerqueira.

De acordo com o engenheiro Ricardo da Silva Junior, uma unidade hospitalar sofre 2,5% de depreciação a cada ano. Um hospital com mais de 40 anos de construindo precisa de manutenção e investimentos constantes. A equipe deve seguir a recomendação do laudo da defesa civil.  “A gente vai fazer um reforço em toda a estrutura de cobertura para só assim reabrir toda essa ala do hospital, ” explicou.

Novos Projetos

De acordo com a gestão, a ideia de reabrir a ala é para trazer mais conforto aos pacientes e funcionários do hospital. “Com a nova ala reaberta nós vamos otimizar o atendimento já que os pacientes ficarão pertinho da sala de parto, bloco cirúrgico e a unidade de cuidados intensivos (UCI), onde estão os plantonistas, ” finalizou Dra. Tatiana Cerqueira.

Hospital

Com 92 anos de fundação, referência no atendimento materno infantil para 54 municípios dos Estados da Bahia e de Pernambuco, o HDM ISMEP tem 255 leitos no total. “A partir da avaliação da equipe de engenharia, nós vamos começar os reparos e a elaboração do projeto para toda a estruturação do centro acadêmico, com o aval da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nós queremos sempre melhorar nossos serviços e o atendimento à população, ” destacou a superintendente do Instituto das Medianeiras da Paz (ISMEP), Irmã Fátima Alencar.

Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan Ismep