A inclusão digital tem se destacado como uma resposta importante para o desenvolvimento e participação da sociedade com os meios tecnológicos e digitais. Para fortalecer cada vez mais esse objetivo, o curso Letramento Digital, realizado pela Universidade de Pernambuco (UPE) com o apoio do Transforma Petrolina, certificou nessa quarta-feira (13), a última turma de 2023.
O curso atendeu alunos entre 59 e 68 anos que buscavam aprender a utilizar as ferramentas do celular e computador e a compreender, de forma crítica, as informações online para navegar com confiança e discernimento. Ao longo do curso, os idosos aprenderam uma variedade de tópicos, desde o básico do uso do celular e aplicativos até questões mais avançadas, como segurança online.
Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a certificação dos participantes representa não apenas a conclusão bem-sucedida do curso, mas também o fortalecimento das capacidades dessas pessoas diante dos desafios digitais. “Através do projeto ‘Educação que Transforma’, o Transforma Petrolina abraçou esse curso ministrado pela UPE. O nosso objetivo é ajudar a promover o desenvolvimento das habilidades digitais nas pessoas e também democratizar o acesso a educação digital”.
A iniciativa faz parte de um projeto de extensão universitária da UPE sob a coordenação geral do professor Dr. Odair de Carvalho e coordenação local a Professora Dra. Thaís Guimarães. O curso contou com a monitoria dos alunos Elioenai Freire, Vanessa Souza e Mateus Monteiro.
Texto: Nayra Lima
Assessora de Imprensa do Transforma Petrolina