Com o objetivo de assistir vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero, o Centro Integrado de Assistência à Mulher (CIAM), realizou em 2023 mais de 2 mil atendimentos a mulheres em situação de violência física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual. Os números integram o relatório quantitativo anual da unidade, administrada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).
“Essas vítimas chegam ao CIAM totalmente fragilizadas. Aqui elas são acolhidas e recebem atendimento e apoio de forma humanizada. Se uma mulher sofre, todas nós sentimos. É por isso que no CIAM a gente dispõe de uma equipe qualificada para quando essa mulher nos procurar, se sentir segura, acolhida e sem julgamentos”, pontuou a coordenadora do CIAM, Sônia Lima.
Diariamente, o equipamento recebe mulheres encaminhadas por entidades, autoridades, e/ou por demandas espontâneas. No CIAM elas passam pelo serviço de triagem e acolhimento, atendimento social, jurídico, psicológico, médico, além de serem inseridas no Grupo de Apoio à Mulher (GAM), onde recebem suporte e trocam experiências e superação.
O CIAM, juntamente a outros equipamentos da Sedes, tem sido uma espécie de abrigo e conforto para muitas mulheres que, infelizmente, ainda sofrem algum tipo de violência. Além da acolhida dessas vítimas, a Sedes vem, junto a outros setores, trabalhando com campanhas e ações para a conscientização da sociedade em geral contra a violência do gênero. Quero aqui agradecer o total apoio da Prefeita Suzana Ramos pela sensibilidade e apoio a essa causa”, destacou a secretária da Sedes, Nadja Dias.
O Centro Integrado de Assistência à Mulher (CIAM) funciona das 8h às 17h e fica localizado na Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, s/n, no bairro Novo Encontro, Juazeiro.
CIAM Itinerante
O CIAM Itinerante é uma ferramenta para as mulheres com medida protetiva que se encontram em estado avançado de violência e não dispõem de condições físicas para atendimento e acolhida na sede do equipamento. Neste sentindo, é enviada uma equipe técnica qualificada para atendimento a essa vítima.
.
Texto: Maiara Santos-Ascom Sedes/-PMJ
Áudio; Amanda Franco- Ascom PMJ