Colegiado Executivo do HU propõe doação de tomógrafo e discute retomada de projetos junto à Univasf

Em visita ao gabinete do reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Telio Nobre Leite, na manhã desta segunda-feira (15), gestores do Hospital Universitário (HU-Univasf/Ebserh) propuseram a doação de equipamentos e a retomada do Projeto Consultórios Itinerantes, potencializando projetos de pesquisa e o atendimento à população da região.
O HU-Univasf substituirá, em breve, o tomógrafo utilizado no apoio diagnóstico e terapêutico aos pacientes e, com isso, o atual equipamento, com capacidade plena de funcionamento será destinado à universidade, com perspectiva de instalação no Hospital Veterinário. “Visando potencializar a interlocução entre o HU e a universidade, estamos propondo a doação de um equipamento moderno e com elevado potencial de apoio a diagnósticos por imagem”, sinalizou o superintendente do HU, Julianeli Tolentino.
O reitor Telio Leite ressaltou ainda o amplo suporte que o equipamento pode oportunizar para projetos de pesquisa em oncologia, por exemplo, durante a reunião que contou com a presença também do gerente de Ensino e Pesquisa, Ricardo Santana, do gerente de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona, do gente administrativo Roberto Rivellino Almeida e da chefe da Divisão de Administração e Finanças, Ilânia Fonseca.
Consultórios Itinerantes
Inicialmente criado para oferecer atendimento oftalmológico e odontológico a crianças matriculadas na rede pública de ensino, o Projeto Consultórios Itinerantes (PCI) será retomado este ano. Para tanto, será formado um grupo de trabalho, envolvendo profissionais do HU e da Univasf, que avaliará a estrutura de consultórios e caminhões, visando uma completa manutenção dos bens.
“Com a reativação do PCI, há muitas possibilidades para atendimento à população, entre elas, consultas voltadas aos pacientes que possuem agendamento na Policlínica do HU, bem como outros projetos que beneficiem também pesquisas e iniciativas envolvendo estudantes da universidade”, afirmou o gerente de Ensino e Pesquisa, Ricardo Santana.