Mobilização está organizada para dia 3 de junho.
Índios farão devolução simbólica de água para o São Francisco.
Dia 3 de junho foi eleito pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) como uma data em defesa do rio. Na oportunidade, está sendo organizado em Petrolina uma mobilização simbólica que tem como objetivo chamar a atenção das comunidades ribeirinhas para a preservação do “Velho Chico”.
Segundo um dos organizadores do ato e coordenador da Câmara Consultiva do Submédio São Francisco, o cacique Uilton Tuxá, a mobilização destaca o descaso em que encontra-se o Rio São Francisco em toda sua extensão. “Cada local por onde passa o rio deve mobilizar a sociedade de sua região para que se perceba o descaso do Rio São Francisco”, disse.
A partir das 14h, o manifesto irá concentrar-se na Praça do Bambuzinho, no centro da cidade, e seguir em caminhada até às margens do São Francisco. Um grupo indígena irá fazer a devolução simbólica da água para o rio. “Vamos derramar água limpa no rio o que representa a escassez de água que tem gerado muita angústia para todos”, comentou o cacique. Além disso, fazem parte da programação a soltura de alevinos e apresentações culturais.
Na ocasião, o Comitê estará recolhendo assinaturas que serão entregues ao Governo Federal. “Estamos com um abaixo assinado pela criação do Conselho gestor do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Pedimos que este projeto, que existe desde 2001, seja prorrogado por mais 20 anos, explicou.