Dois adolescentes morreram e nove ficaram feridos durante uma rebelião, na noite desta quarta-feira (27), na unidade do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case/Funase), de Caruaru, no Agreste do Estado. Na ocasião, os menores tocaram fogo em roupas e colchões e o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas em dois pavilhões onde estavam os adolescentes. Segundo informações do órgão, uma das vítimas fatais foi decaptada pelos outros internos e o outro teve o corpo totalmente carbonizado, o que dificultou a identificação. O fogo foi controlado por volta das 20h30.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, que realizou o combate às chamas, menores infratores se rebelaram e tocaram fogo em colchões e roupas em duas alas. Após a extinção das chamas, policiais militares do Grupamento Tático Itinerante (Gati), do 4º BPM, entraram no prédio e a situação foi controlada. Devido à ocorrência, viaturas do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) também foram acionadas e socorreram os feridos para o Hospital Regional do Agreste (HRA). Até o momento, não se sabe sobre o que teria motivado a rebelião dos internos.
Ao entrar no Case, a polícia militar realizou uma varredura e apreendeu armas brancas e sunchos. Depois disso, foi realizada em conjunto com a administração da unidade, a realocação dos internos em outros nas áreas que não foram danificadas pelo motim. Segundo a políca militar, não houve fuga dos internos durante a rebelião e nenhum arrombamento na parte externa.
Por meio de nota, a Funase informou que, paralelamente à investigação da polícia, a Corregedoria da institução deverá abrir uma sindicância, com o objetivo de apurar os fatos e a responsabilização pela rebelião. Além da Funase, também foram acionados a Polícia Civil, Polícia Científica, e Instituto de Criminalística (IC). Em relação ao que teria motivado o tumulto, os detalhes serão apurados pela polícia. Por fim, a instituição concluiu informando que os familiares dos adolescentes feridos e mortos terão todo o apoio e suporte necessários tanto sobre informações quanto para o funeral.