As chuvas do mês de fevereiro deste ano vieram mais intensas e com mais volume. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em fevereiro já choveu o dobro da média climatológica. Desde o último domingo (18) foram 144,4 milímetros, a média climatológica do mês era de 78,1 milímetros. De janeiro até agora, o acumulado foi de 322,2 milímetros. Ainda segundo o Instituto, quando comparado os dois primeiros meses de 2024 com anos anteriores, o volume de chuvas é o maior já registrado desde 2004.
De acordo com a previsão meteorológica da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), o restante da semana será de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva que podem variar entre fraca e moderada, com um acúmulo de água previsto de 10 a 30 milímetros.
A equipes da Prefeitura de Petrolina, através da Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, estão nas ruas para fazer o levantamento das comunidades mais atingidas. As equipes estão em campo vistoriando os pontos considerados críticos. O foco é identificar locais com alagamentos, quedas de árvore, casas invadidas pela água, famílias desalojadas, entre outros.
Quem precisar de algum tipo de assistência pode acionar a Defesa Civil através do número 153 ou pelo whatsapp (87) 991329568, que funciona 24h. Os servidores estão de prontidão para atender à população em caso de emergência.
Texto: Luzete Nobre / Fotos: Deivid Menezes