Prefeita Suzana Ramos se reúne com equipe de saúde e pede intensificação no combate à dengue

A prefeita Suzana Ramos se reuniu na tarde desta terça-feira (27) com a secretária de Saúde do município, Ana Lúcia Alves, e com a equipe técnica da Secretaria de Saúde (Sesau). Na reunião, a prefeita pediu intensificação no combate à dengue, através de mutirões de limpeza, e um trabalho de conscientização da população.

“Preocupada com a situação que o país se encontra com a alta nos casos de dengue, pedi que a Secretaria de Saúde intensificasse as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Vamos intensificar os mutirões de limpeza e outros serviços para combater o mosquito. Mas é importante que a população nos ajude nesse trabalho preventivo”, disse a prefeita Suzana Ramos.

Segundo um levantamento da Secretaria de Saúde do município, 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados dentro das residências. A Sesau orienta a população a também ser um agente preventivo neste momento. “Até o momento, nossa cidade não apresenta alerta para a dengue e precisamos nos manter assim. A maioria dos focos encontrados está nas residências. Por isso, é importante que a população fique atenta em não deixar água parada, abrir as portas para os agentes de saúde e de endemias para ajudar a combater o mosquito”, orienta a secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves.

Cuidados

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, esvaziando garrafas pet, potes e vasos; não deixando água parada; mantendo o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas; não jogando lixo em terrenos baldios, construções e praças; não juntando vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guardando garrafas vazias de cabeça para baixo, entre outros cuidados básicos.

Caso a pessoa apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas articulações, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Dengue Zap

O Dengue Zap, implantado na gestão Suzana Ramos, é uma ferramenta importante e já conhecida pela população de Juazeiro que auxilia, de forma eficaz, na identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. O ‘Dengue Zap’ está disponível para receber mensagens de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O número é (74) 99945 – 5371 e é exclusivo para mensagens via Whatsapp.

Texto: Lucas Lima – Ascom/PMJ

Fotos: Ícaro Alexandre/PMJ