As mulheres estão conquistando cada vez mais espaços que antes eram ocupados por homens. Na aviação, o cenário também está mudando e o público feminino já ocupa cargos de gerência, segurança e outros que tinham predominância masculina. Na CCR Aeroportos, empresa que administra o Aeroporto de Petrolina (PNZ) e outros 16 aeroportos no Brasil, cerca de 38% do seu quadro de colaboradores é de mulheres, número que vem crescendo ao longo dos anos graças a competência e talento de colaboradoras como a Luziane Passos, Agente de Operações e Segurança do terminal petrolinense.
Luziane trabalha desde 2012 no setor e relata que a aviação ganhou seu coração. Como Agente de Operações e Segurança, preza pela segurança do terminal e dos passageiros, fiscalizando o tráfego de aviões, pessoas e veículos, realizando inspeções no pátio e na pista de pouso e decolagem, supervisionando o uso adequado dos equipamentos, credenciais, além de atuar como fiscal de pátio, auxiliando no estacionamento das aeronaves. “É uma função que preza pela excelência para que todas as atividades sejam feitas dentro dos procedimentos e normas para garantir a segurança das operações”, ressalta Luziane.
Mas para chegar ao cargo atual, foram 10 anos de estudos e atuação na aviação. “Meu primeiro contato com a aviação foi em 2012, quando iniciei meu trabalho no balcão de informações no aeroporto. Em 2013 comecei a trabalhar no setor de raio-x, onde adquiri muita experiência na área de segurança. E em janeiro de 2023, fui contratada pela CCR como Agente de Operações e Segurança, o que tem sido excepcional na minha vida profissional”, relata a agente.
Hoje Luziane descreve que se sente respeitada como profissional e orgulhosa por fazer parte do time. “Foram muitos desafios, estudos e aprendizados para chegar até aqui. Um dos maiores desafios foi o primeiro dia na responsabilidade de atuar no estacionamento de uma aeronave sozinha. O desafio foi cumprido com sucesso e sou grata pelas oportunidades. Me sinto muito feliz em ver essa importante profissão exercida por mulheres qualificadas, que buscam atuar na aviação com segurança e compromisso”, pontua Luziane.