Santo é conhecido por atender as causas urgentes.
Santo Expedito também é padroeiro de militares, estudantes e viajantes.
O Dia de Santo Expedito, conhecido pelos católicos como o santo das causas urgentes, foi celebrado no domingo (19) com procissão e muita oração pelos devotos em Petrolina, no Sertão pernambucano. A reunião aconteceu na gruta da paróquia, no centro da cidade.
A dona de casa, Neuma de Alencar, destacou a força da sua fé e disse que já foi agraciada com a realização de um pedido feito ao homenageado. “Santo Expedito nos ajuda muito. Todas as graças que a gente pediu a ele são alcançadas”, disse a devota. Da mesma forma, a aposentada Darcy Neiva também destina ao santo a realização de milagres. “Já alcancei várias graças. Estou pedindo o impossível, mas sei que vou alcançar”, disse.
Segundo um dos organizadores da tradição, Adriano Rocha, o Dia de Santo Expedito já entrou na programação dos católicos. “A devoção a Santo Expedito já vem de muitos anos. As pessoas colocam seus problemas, pois ele é o santo das causas urgentes”, disse.
O andor com a imagem do santo foi carregado com integrantes do Exército Brasileiro, que comemorou 367 anos na mesma data. Além de atender as causas urgentes, Santo Expedito também é o padroeiro dos militares, estudantes e viajantes. Com os pés descalços, muitos pagaram promessas na procissão que percorreu algumas ruas do Centro da cidade.