Desenvolvimento Sustentável e Hidrogênio Verde são pautas de discussão do 1º dia da Missão Internacional do Consórcio Nordeste

Com reuniões com a Associação Brasileira da Indústria de Hidrogênio Verde e participação no World Hydrogen 2024, em Roterdã, governadores e governadoras do Nordeste intensificaram agendas por descarbonização da economia.

Governadores e governadora, além de outras autoridades dos estados do Nordeste e integrantes da Apex Brasil, tiveram um primeiro dia de Missão Internacional do Consórcio Nordeste com reuniões e encontros bilaterais em Roterdã, na Holanda, nesta segunda-feira (13). O objetivo foi prospectar parcerias e futuros projetos para reforçar o papel do Nordeste Brasileiro como líder no processo de transição energética no país.
O dia das autoridades nordestinas começou com uma reunião envolvendo a Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV). Durante as discussões, foram apresentadas as potencialidades do Nordeste e discutidas formas de ampliar os investimentos em energias renováveis para a região. O encontro contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte e presidenta do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, e dos governadores Paulo Dantas (AL), Jerônimo Rodrigues (BA), Rafael Fonteles (PI), Fábio Mitidieri (SE) e so vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão. Além de Fernando Hollanda, secretário-chefe da Assessoria
Especial da Governadora Raquel Lyra e
Relações Internacionais de Pernambuco e do superintendente da Sudene, Danilo Cabral.
Em seguida, a comitiva do Nordeste seguiu para conhecer as principais tendências em desenvolvimento sustentável e energias renováveis, no World Hydrogen 2024, que está sendo realizado em Roterdã, e é considerado o maior e mais sênior encontro global sobre hidrogênio e sua cadeia de valor. Há ainda agendas em Amsterdã, capital do País.
Cada estado do Nordeste também participou de reuniões bilaterais para discutir parcerias importantes para o desenvolvimento de políticas ambientais para a região.
“As potencialidades em energias renováveis e hidrogênio verde estão sendo apresentadas a novos investidores. A ideia é que possamos atrair cada vez mais investimentos para a região e, assim, liderar o processo de transição energética no Brasil. O Nordeste é pioneiro quando o assunto são energias renováveis e essa Missão Internacional está sendo uma grande oportunidade de ampliarmos cada vez mais essa nossa tendência”, destacou Fatima Bezerra.
Ao longo do dia, os integrantes do Consórcio Nordeste participaram da apresentação da Netherlands Enterprise Agency sobre a Greenport Partnership e tiveram encontro com a empresa HY-5 para discutir estratégias de produção de hidrogênio desenvolvidas no Norte da Alemanha, último destino da Missão Internacional do Consórcio Nordeste, nesta semana.
“Outra discussão importante que estamos tendo com diversos players é a questão da produção e exportação. Temos portos importantíssimos na região Nordeste, como Suape (PE) e Pecém (CE), por exemplo, é com investimentos de ponta, conseguiremos nos tornar grandes des produtores desta fonte de energia verde. Muitas empresas têm se interessado e começado a investir na produção de hidrogênio verde nos estados do Nordeste. E queremos ampliar mais isso”, acrescentou a presidenta do Consórcio Nordeste.
Entenda
Em setembro de 2023, as governadoras e governadores nordestinos assinaram parceria com o Banco Mundial para avanço na cadeia produtiva do Hidrogênio Verde (H2V) com o objetivo de criar cadeias de valor e um polo de hidrogênio, consolidando o Nordeste como centro de economia sustentável.
Em novembro, também do ano passado, o Consórcio apresentou à ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, proposta para criação do Fundo Caatinga, que destinaria recursos para a preservação do bioma. Na ocasião, ficou acertado que possíveis formatos para o fundo serão avaliados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outras organizações.
Em fevereiro deste ano, o Consórcio assinou documento denominado “Carta de Natal”, reafirmando o compromisso do grupo em atuar de maneira eficiente para mitigar os efeitos provocados pela mudança do clima.
Após a apresentação no ano passado, o Consórcio e o Ministério de Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), em abril deste ano, formalizaram a criação do Fundo Caatinga com aval para o avanço em suas implementações.
Missão oficial
Nesta terca-feira (14), a missão oficial na Europa segue na cidade de Roterdã, na Holanda. De lá, as delegações seguem para Bruxelas e Berlim, onde se reúnem com integrantes da Comissão da União Europeia, incluindo o vice-presidente-executivo e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maroš Šefčovič. Lá, debaterão pautas ambientais de relevância para o Nordeste e o Brasil, como o hidrogênio verde e o Fundo Caatinga.
Confira a agenda desta terça-feira da II Missão Internacional: 
Terça-feira (14)
10h30 – Visita a empresas selecionadas pela Aex Brasil
12h – Almoço cedido pela Apex Brasil
13h – Seminário Apex Brasil