A emoção falou alto nesta terça-feira (14) com a entrega da 11ª casa reformada e adaptada pelo Programa Transformar, da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes). A residência de Maria Lídia de Oliveira Santos Batista, no bairro Quidé, foi reformada pelo programa, para oferecer mais autonomia e conforto à beneficiada e sua filha, ambas com osteogênese imperfeita.
Custeado inteiramente com recursos municipais, o Transformar é um programa que possibilita a adaptação de residências para pessoas em situação de vulnerabilidade social e que possuam algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção. “Estou muito feliz por estar no Quidé entregando mais uma casa adaptada. Sempre fico emocionada porque, através desse programa, estamos contribuindo para melhorar a vida da família de Maria Lídia e muitas outras. É uma coisa que me realiza, por isso, aumentamos o valor do recurso previsto para as obras e tenho feito o que está ao meu alcance para melhorar ainda mais esse programa”, pontuou a prefeita Suzana Ramos.
Para Maria Lídia, o seu maior presente não é apenas a reforma, mas ver a sua filha Andressa ganhar mais independência. “Eu sou membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e esse programa é um sonho, não só meu como pessoa, mas também como conselheira desse colegiado que luta para que a pessoa com deficiência tenha uma vida com mais dignidade e uma casa mais confortável. Minha filha, por exemplo, está usando cadeira de rodas e precisava de ajuda para sair e entrar em casa. Agora, com a adaptação que foi feita, ela anda sozinha. São coisas pequenas, mas são de grande valor para a pessoa com deficiência”, disse Maria Lídia.
A secretária da Sedes, Nadja Dias, também destacou a emoção do momento e anunciou a entrega de mais uma casa do programa. “Vivenciamos um momento super emocionante. É gratificante saber que estamos fazendo a diferença na vida de uma pessoa. Essa foi a 11ª casa que entregamos através do programa e até o final de maio vamos entregar mais uma”, informou.
O evento contou com a presença da equipe da Sedes, secretários municipais, líderes comunitários e dos vereadores Mundeco, Jean Gomes e Renato Brandão.
Obra
Com investimento de mais de R$ 30 mil, em recursos próprios do município, a reestruturação do imóvel buscou atender as necessidades da beneficiada. “Na casa de Dona Maria Lídia, nós fizemos a revisão da cobertura, reforço estrutural, instalação de calha, instalação de caixa d’água e sistema de bombeamento, revisão das redes elétrica e hidráulica, impermeabilização das paredes, pintura completa, ampliação e adaptação dos banheiros, com instalação de barras de acessibilidade e chuveiro elétrico, além da instalação de vidros em esquadrias existentes”, conta o engenheiro responsável pela obra, Alan Rafael Oliveira Dias.
—
Texto: Eneida Trindade- Ascom Sedes PMJ
Fotos: Ayrton Latapiat/ PMJ