Prefeitura e Forças Armadas ofertam capacitação para profissionais que atuam no SAMU de Petrolina

Ao longo desta semana, profissionais das equipes que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Petrolina, estão tendo uma ótima oportunidade de ampliar conhecimentos e técnicas essenciais no atendimento às ocorrências mais graves, como acidentes que necessitam de busca e salvamento no município.  São técnicos, médicos, condutores e enfermeiros realizando os cursos e treinamentos ofertados pelas Forças Armadas, em especial da Aeronáutica. As capacitações ocorrem de maneira gratuita, até a sexta-feira (17), das 8h às 17h, no auditório da Univasf Campus Centro em Petrolina.

No total, serão cinco cursos e treinamentos com os seguintes temas: Busca e Salvamento; Treinamento das Tripulações e Comunicações; Rede de Estações Radiogoniométricas;  Documentos Importantes que estabelecem normas e procedimentos para operações de busca e salvamento; e Sistema Integrado de Busca e Salvamento Aeronáutico e Marítimo (SISSAR).

O objetivo dessas capacitações é assegurar, facilitar e garantir ações e procedimentos que devem ser executados para cada situação específica de atendimento em acidentes que necessitam de busca e salvamento. Após a tragédia que ocorre há semanas no Rio Grande do Sul, onde os corpos de salvamento foram essenciais para ajudar a salvar o maior número de vidas possível, esse tipo de qualificação se torna ainda mais importante.