Grupo de Trabalho Intersetorial da Prefeitura de Petrolina amplia debate sobre pessoas em situação de rua

O Grupo de Trabalho de Gestão Intersetorial da Prefeitura de Petrolina se reuniu nessa quinta-feira (16), com cerca de 50 Guardas Civis Municipais, para expor e debater o fluxo de acesso aos programas e serviços para as pessoas em situação de rua no município. O objetivo do encontro foi abordar os equipamentos públicos e serviços da rede Socioassistencial e de Saúde voltados para essa população, uma questão social que tem desafiado as grandes cidades brasileiras.

Durante o encontro, foram apresentadas, aos servidores municipais, as formas de acesso aos serviços de Assistência Social do município por meio do Centro de Referência Especializado (Centro POP), Abrigo Municipal, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). Na oportunidade, também foram discutidos os encaminhamentos dos casos para uma abordagem assertiva com as pessoas em situação de rua, que é uma população heterogênea e com diversas especificidades, demandando, portanto, uma comunicação intersetorial estratégica.

Em relação à saúde, foi detalhado o funcionamento da Rede de Atenção Básica e Especializada, focando principalmente nos trabalhos do Consultório na Rua e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), de forma que essas pessoas possam ter a assistência pelo município. Com essa proposta, busca-se fortalecer ações e criar condições para a reabilitação e reinserção social desse grupo populacional mais vulnerável.

O Grupo de Trabalho de Gestão Intersetorial é composto pelas equipes das Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, de Governo, Saúde, Educação, Cultura e Esporte, Segurança Pública e de Urbanismo e Habitação.