Importante polo educacional do Sertão de Pernambuco, Serra Talhada ganhou um novo espaço de conhecimento e oportunidades. Na noite dessa quinta-feira (23), o Senac inaugurou o Centro de Educação Profissional no Sertão de Itaparica, Moxotó, Pajeú e Central, que vai atender 35 cidades da região. Durante a inauguração, aconteceu a entrega do Título de Cidadão Serra-talhadense ao empresário José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e a entrega do prêmio Mascate.
Em uma solenidade prestigiada por autoridades de diversos municípios, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto pontuou o potencial educacional da cidade. “Serra Talhada se destaca pelos investimentos em educação. O novo Centro do Senac chega para impulsionar e somar a essa pujança que reflete em desenvolvimento social e econômico, oportunizando qualificação e capacitação profissional para cerca de 2600 pessoas anualmente. Trazemos o equipamento mais moderno em termos de educação profissional. Tudo isso graças ao aporte do Senac Nacional e da CNC”, afirmou.
A entrega do novo prédio, nomeado como Edf. Empresário José Roberto Tadros, contou com a presença do patrono da unidade e presidente da CNC, que foi agraciado com o Título de Cidadão Serra-talhadense.
“Temos um grande momento de satisfação com a inauguração do Centro de Educação Profissional do Senac Pernambuco, graças ao trabalho incansável do seu presidente, Bernardo Peixoto. Essa unidade, com tudo que ela tem de moderno, marcará o início de um novo tempo para esse Estado, refletindo um compromisso contínuo do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE com o desenvolvimento desta importante região. Sinto-me grandemente honrado com a deferência de designar a nova unidade com meu humilde nome. Recebo essa homenagem com uma grande responsabilidade de seguir trabalhando para justificar tamanha honra”, afirmou.
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, pontuou a importância do Centro: “a nova unidade do Senac desempenhará um papel crucial em capacitar nossa mão de obra com as habilidades necessárias para prosperar em diversos setores, fortalecendo ainda mais o crescimento econômico e a prosperidade de nossa região”.
Após a solenidade, os convidados conheceram o novo equipamento, uma área construída de 3 mil m², com: salas de aulas, biblioteca, auditório e espaços de eventos, entre outros ambientes.
Título de Cidadão– De autoria do vereador José Raimundo, a honraria foi transmitida pela prefeita da cidade, Márcia Conrado, que representou o parlamentar que não pôde comparecer devido a compromissos em Brasília. Em seu discurso, Márcia falou sobre a felicidade de ter agora o empresário como serra-talhadense, destacando suas qualidades como pessoa e intelectual.
Tadros, que já tem o título de cidadão pernambucano, falou sobre o orgulho ao receber a honraria do município sertanejo. “Serra Talhada é uma joia do Sertão pernambucano, que carrega uma riqueza histórica e cultural expressiva. Berço de personalidades que fazem parte da história do Brasil. Seus cidadãos têm justificado orgulho dessa terra. Orgulho que também passo a ter como cidadão serra-talhadense”, afirmou.
O novo cidadão serratalhadense é natural de Manaus (AM), é empresário, advogado, pós-graduado em ciências políticas, líder sindical empresarial e escritor. Desde 2018, Tadros é presidente da CNC. Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Amazonas desde 1986 (atualmente licenciado). Foi cônsul honorário da Grécia na Amazônia durante 20 anos, membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, presidente da Academia de Ciências e Letras Jurídicas, presidente da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências, vice-presidente da Academia Carioca de Direito, membro da Academia Amazonense de Letras, do Pen Clube do Brasil e da Academia Nacional de Agricultura. Autor de diversos livros, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro.
Homenagens– Outras homenagens marcaram a cerimônia de entrega do Centro de Educação. O presidente Bernardo Peixoto foi surpreendido ao ser agraciado com o Troféu O Mascate, criado pela CNC e pelo departamento nacional do Senac em 1964, o troféu foi instituído para homenagear e reconhecer àquelas pessoas que se destacam, por sua liderança e capacidade, valorizando o comércio brasileiro. A escultura em bronze, criada pelo artista plástico Honório Peçanha, representa um mascate e foi entregue pelas mãos do presidente Tadros.
Outra homenagem registrada na noite foi feita pelo Sistema Fecomércio a Simone Guimarães, diretora geral executiva da CNC, que recebeu a mais alta honraria do comércio de Pernambuco, também conhecido como troféu O Mascate. Criado pela Fecomércio em 2012, tem o intuito de reconhecer o trabalho de autoridades, personalidades públicas e empresários que apoiam o comércio de Pernambuco. A honraria foi entregue pela diretora executiva da Fecomércio-PE, Cleide Pimentel.
Autoridades do estado e de municípios da região também prestigiaram a solenidade como o deputado estadual Luciano Duque, que representou a Alepe; o prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, José Irlando; o prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim; o vereador do Recife, Marco Aurélio Filho, Antônio Henrique Borges, assessor de Relações Institucionais do Senac Nacional, José Aparecido Freire, presidente da Fecomércio DF, além de parceiros do Sistema Fecomércio PE, como Murilo Guerra, superintendente do Sebrae PE; o presidente do Sest/Senat PE, Nilson Gibson, e empresários da região.
Dia S – O Sesc e o Senac têm agora, em Recife, um dia em reconhecimento ao trabalho que desenvolvem. O vereador do Recife Marco Aurélio Filho, esteve presente na solenidade de inauguração do Centro de Educação e apresentou aos presentes o Projeto de Lei Ordinária nº 67/2024, que instituiu o “Dia S”, com o objetivo de ter uma data de valorização e reconhecimento do Sesc e do Senac no calendário oficial de eventos do município.
O Dia S, aprovado pela Câmara, será comemorado no dia 16 de maio. A data faz alusão ao ato público realizado pela Fecomércio-PE, no dia 16 de maio de 2023, contra a proposta de corte orçamentário do Sesc e do Senac em todo país.
“A gente vem fazendo ecoar para Pernambuco e todo o Brasil a importância da CNC, do Sesc, do Senac. Aprovamos o projeto na Câmara Municipal do Recife, e nossa intenção é fazer com que cada cidade que tenha um equipamento do Senac, do Sesc, também possa aprovar o Dia S. Porque o Sistema S é sinônimo de qualificação, de capacitação, de qualidade. É por isso, que 16 de maio, se torna oficialmente o Dia de Valorização do Sesc e do Senac, graças a todos vocês que lutaram e lutam para que o Sistema continue dando certo”, destacou o vereador Marco Aurélio Filho.