Tensão, choro, superação, sensualidade, mistura de ritmos e homenagens a axé music. O quinto dia de desfiles nos circuitos oficiais da folia no domingo (15), em Salvador, foi destacado por momentos que marcam a história do Carnaval da Bahia.
O dia começou apreensivo para quem curte os festejos em Salvador. Na noite de sábado (14), por volta das 22h, Márcio Victor, vocalista da banda Psirico, foi submetido a uma cirurgia para retirada do apêndice. Naquele momento, a continuidade do artista no carnaval parecia comprometida. Mero engano. Às 11h30 da manhã deste domingo, quando obteve alta médica, o cantor anunciou que iria comandar o trio do bloco Inter, que desfilaria no bairro do Campo Grande, às 13h.
Muita gente não acreditou que fosse possível, mas Márcio Victor arrastou uma multidão no Circuito Osmar, cerca de 14 horas após a cirurgia. Uma cadeira e um guarda-sol foram integrados ao trio para que o vocalista pudesse completar os quatros quilômetros com alguns momentos de descanso. Além das adaptações físicas, o cantor Léo Santana também subiu ao trio para intercalar o comando do bloco com o artista.
Com o carinho do público, que gritava “guerreiro”, o cantor caiu no choro assim que começou a cantar “Firme e Forte”, um dos maiores sucessos da banda Psirico. “Eu tô firme e forte nessa batalha. Eu tô firme e forte. Não fujo da raia”, diz um dos trechos da canção.
Na fila dos trios do Circuito Osmar, o bloco de Ivete Sangalo estava previsto para sair logo atrás do “Inter”, que trazia a banda Psirico. Devido aos contratempos, a ordem foi invertida. Ivete saiu na frente e logo no início prestou uma homenagem a Márcio Victor. “Está tudo certo, pai. Deus te abençoe. Te amo. Depois, a gente vai rir disso tomando uma”, brincou.
No comando do bloco “Coruja”, Ivete fez um show à parte. Com as pernas de fora e vestida de “Diva”, a cantora prestou uma homenagem aos 30 anos do axé levando para a avenida antigos sucessos do “Eva”, banda que comandou por seis anos. Dentre os hits, estão canções como “Pequena Eva”, “Arerê” e “Beleza Rara”. Ela também cantou sucessos da Banda Mel, como “Crença e Fé”, e de Sarajane, como “A Roda”.
A boa forma da cantora chamou a atenção do público. De acordo Manu Carvalho, uma das figurinistas da artista, Ivete Sangalo, já se preparando para o carnaval, emagreceu sete quilos durante o ano, por meio de uma dieta sem glúten e lactose.
Ainda no circuito Osmar, quem também chamou atenção pela boa forma foi a cantora Mari Antunes, da banda Babado Novo. Inspirada no mundo das pin-ups – ilustrações de mulheres cheias de sex appeal -, a artista investiu num decote e em muita sensualidade numa fantasia com traços de princesa. Mari Antunes comandou o bloco “Papa”.
Homenageando a fauna e a flora, a cantora Vina Calmon estreou, no Circuito Osmar, com umafantasia muita parecida com a da cantora Ivete Sangalo, que despontou na avenida horas antes. Com as pernas de fora e look com tons esverdeados, a vocalista da banda “Cheiro de Amor” fez a sua segunda apresentação no carnaval da Bahia. A primeira foi no circuito Dodô, na noite de sábado (14). Na folia de 2014, o grupo ainda era comandado pela cantora Alinne Rosa.
Antes de Márcio Victor, Ivete Sangalo, Mari Antunes e Vina Calmon se apresentarem no circuito Osmar, Saulo arrastou uma multidão no Campo Grande num trio sem cordas. O desfile, em direção à Praça Castro Alves, começou por volta das 12h30. O cantor recebeu como convidados os integrantes da banda paulista Teatro Mágico, atração que mistura nos shows poesia, literatura e artes circenses.
Um pouco antes, Carla Perez comemorou os 15 anos do bloco infantil “Algodão Doce” dançando valsa com marido e vocalista da banda Harmonia do Samba, Xanddy. Outro destaque no Campo Grande foi a participação da banda Timbalada, puxando trio sem cordas, que arrastou uma multidão pelo percurso do centro da cidade. Quem também desfilou no centro da cidade foi o Afoxé Filhos de Gandhy. O “tapete da paz” coloriu de azul e branco as ruas do circuito Osmar.
Circuito Dodô
O circuito Barra-Ondina também não deixou a desejar. Os trabalhos por lá foram iniciados às 15h com o desfile do bloco afro Olodum. Logo atrás, o cantor Bell Marques arrastou uma multidão no bloco Camaleão. Classificadas como “Bellzeiras”, as fãs do artista correram atrás do trio e pularam com sucessos como “Cara Caramba” e “Perfurme de Luar”.
Conhecida pela mistura de ritmos, o carnaval do Barra-Ondina também recebeu a dupla sertaneja Jorge Mateus no bloco “Pirraça”. Na concentração dos trios, a dupla encontrou com o cantor Durval Lelys, que sairia um pouco após com o bloco “Me abraça”. O ex-vocalista do “Asa de Águia” aproveitou o momento para presentear Mateus com uma guitarra baiana autografada.
Durval subiu no trio dos goianos, cantou junto com eles e, depois, anunciou que tinha um presente para entregar a um dos cantores da dupla. “Jorge e Mateus na Bahia e eu trouxe um presente pra Mateus. Trouxe uma guitarra baiana. Um dos maiores guitarristas do Brasil não poderia deixar de ter uma guitarra baiana”, disse.
Surpreso, Mateus classificou o presente como uma “joia rara” e aproveitou para elogiar o cantor baiano. “Eu e o Jorge somos fãs demais de Durval”, disse. Por fim, antes de se despedir da dupla, Durval afirmou que estava emocionado. “Falei que vocês iam longe com o sertanejo elétrico”, destacou. Depois, o baiano desceu do trio e foi se arrumar para puxar o bloco “Me Abraça”, que saiu logo depois dos sertanejos.
Quem também animou o circuito Dodô foi a banda Harmonia do Samba. Em cima do trio, Xanddy recebeu a funkeira carioca “Anitta”. Com uma saia curta e requebrando em cima do trio, ela animou o bloco “Meu e Seu”. Foi a quarta participação de Anitta no trio de Carla Perez, que comandou o bloco “Algodão Doce”, no Campo Grande.
A funkeira estreou no carnaval baiano na quinta-feira (12), segundo dia de festa, quando puxou o bloco D+ / Eu Vou, vestida de rainha egípcia. Além disso, ela se apresentou em um camarote da festa, localizado na Barra, no sábado (13). Também no sábado de carnaval, a cantora revelou que já tinha beijado na boca na folia. O nome do sortudo, no entanto, não foi divulgado.
Não demorou muito para Daniela Mercury tomar conta do circuito Dodô. A “Rainha de Má” exibiu mais uma vez seu figurino que lembra as “maldições” que preparou para este carnaval de Salvador. Com look nas cores preto e vermelho, a rainha da “axé music” exibiu maquiagem “dark” à frente do bloco Crocodilo. Após Daniela, Tuca Fernandes, Ju Moraes, Banda EVA, Cortejo Afro com a sambista Mariene de Castro, Margareth Menezes e a cantora Baby do Brasil agitaram os foliões no circuito da Barra.